15/04/2019 às 15h35min - Atualizada em 15/04/2019 às 15h35min

A difícil, mas boa vida em família

- Euzimar Nunes

Artigo de opinião- Euzimar Nunes
 
Este artigo poderia se chamar: A boa, mas difícil vida em família. Mas penso que,  em vez de ser boa, mas difícil,  a família é difícil, mas é boa.
 
Toda família tem problemas. Às vezes, muda apenas o endereço ou  nome do problema; ainda,  a intensidade dele. Por esta razão digo que é difícil a vida em família.
 
Creio que a maioria de nós quando distante ou mesmo perde em definitivo alguém da família, sofre e passa a viver o sentimento que chamamos de saudade . Por isso,  acredito que a vida em família é boa.
 
Vale a pena  refletir:  até que ponto temos supervalorizado o difícil em detrimento do bom? Não é porque a vida é, ou está difícil,  que se vai desistir de viver; não é porque alguém que a gente ama está doente e sofrendo e eu estou sofrendo com ele que vou matá-lo; não é porque o casamento ou o relacionamento com os filhos está ou é difícil que vou me divorciar ou abandonar os meus filhos.
 
O bom precisa sobressair ao difícil e não o difícil ao bom. A eutanásia no Brasil não é permitida senão no relacionamento conjugal.  Quando um casamento adoece, em vez de procurar tratamento, muitos preferem terminar o relacionamento conjugal.
 
Uma das coisas boas da vida é a vida em família, mas o melhor da vida em família é cada um lutar para que esta vida em família seja uma vida boa e não um peso a ser carregado como um fardo insuportável.
 
Aqui vão algumas dicas: 
 
a) Veja a vida em família como algo bom e não como algo difícil;
b) Assuma seus erros em família, em vez de apontar os erros dos outros;
c) Decida mudar naquilo que você entende que está fazendo de errado;
d) Ajude os demais membros da sua família a mudar naquilo que eles decidirem mudar;
d) Quando você não souber mais o que fazer – busque a ajuda de Deus, de profissionais e de amigos sinceros.
 
Euzimar Nunes - formado em Teologia e Psicanálise, pastor da Primeira Igreja Batista em Araguaína, palestrante nas áreas de ética, família, motivação e relacionamento. euzimarnunes@hotmail.com – (63) 3414-7452
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento