20/05/2019 às 07h00min - Atualizada em 20/05/2019 às 07h00min

Pastor aponta pilares que sustentam uma família


Divulgação

Toda construção é sustentada por pilares. A família é uma construção e toda construção precisa de pilares bem fundamentados. Vamos pensar nos pilares que dão sustentação a esta tão importante instituição para o ser humano, bem como para toda a sociedade.
 
O apóstolo Paulo escrevendo à Igreja de Éfeso, ele trata sobre a família responsabilizando a cada membro familiar neste processo de construção – (Efésios 5:21-33). Sei que vou abordar princípios difíceis de serem aceitos e mesmo quem diz aceitar, tem dificuldade de praticar; refiro-me aos pilares aos seguintes pilares:
 
Primeiro Pilar – A Esposa
 
A Bíblia coloca a esposa no casamento como um pilar importante na construção do casamento e da família. Provérbios 14:1 diz: “A mulher sábia edifica a sua casa, a insensata porém a derruba”. Dentro do lar a esposa é colocada como pilar de sustentação do casamento pela harmonia, pela cooperação, pois a bíblia a chama de adjutora idônea. Os apóstolos Pedro e Paulo recomendam que a esposa seja submissa ao seu marido como ao Senhor. Submissão não significa subordinação, nem ser inferior ou menor que os homens.  A submissão não é aos homens, mas ao marido, também não é fazer todas as vontades do marido, mas a vontade de Deus e submeter à missão (liderança) do marido.
 
Segundo Pilar – O Marido
 
O marido é posto como um pilar importante e necessário na construção do casamento e consequentemente da família. A bíblia manda o marido amar a esposa como Cristo amou a Igreja, morrendo por ela. Amar a ponto de se necessário morrer pela esposa. O marido ama liderando a esposa e esta liderança é com amor, o amor que protege, amor que prover o sustento (mesmo que a esposa trabalhe fora e tenha seu salário), amor que cuida, que zela… Por falta de liderança muitas mulheres não se sentem seguras para serem submissas. Maridos devem amar sendo presentes na alegria ou na tristeza, na saúde  ou na doença, na fartura ou na falta.
 
Terceiro Pilar – Os Pais
 
Os pais são os responsáveis pela disciplina e educação dos filhos. A bíblia orienta em provérbios 22:6, “ensina a criança no caminho que ela deve andar…”  Nunca transfiram a educação dos seus filhos para ninguém. As funções paternas e maternas são intransferíveis e insubstituíveis, logo nunca os pais devem negligenciar tão honroso trabalho.
 
O pilar aqui representado pelos pais torna fundamento na formação do caráter do ser humano. Filhos com pais ausentes podem se tornar filhos carentes e podem tentar superar essa carência  com amigos, drogas, prostituição, violência, etc. Pais podem se tornar ausentes por causa do tempo, do trabalho, ou até mesmo pela indiferença. 
 
Quarto Pilar – Os Filhos
 
Os Filhos, independente da idade,  precisam agir como filhos. Quero dizer com isso que segundo a bíblia os filhos devem “honrar pai e mãe”. Honram-se os pais com respeito, com o devido cuidado, com o carinho, amor… não importa a idade filho deve sempre ouvir os pais com todo respeito e atenção. Os  filhos podem não concordar, mas precisam respeitar os pais.
 
Os filhos ser financeiramente independentes, mas precisam respeitar os pais
Os filhos podem já serem casados, mas precisam respeitar os pais
Os filhos podem morar longe, mas precisam cuidar dos pais
Os filhos podem ser doutores e os pais analfabetos, mas precisam respeitá-los. “A Bíblia diz: Honra teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra…”
 
Quinto Pilar – Cristo
 
Finalmente, o quinto pilar é Cristo. Ele mesmo disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Encontramos ainda no salmo 127 que se “O Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Que lugar Cristo tem ocupado na tua vida e na tua família? Deixe ele conduzir tua família e sentirá a diferença.
 
 Euzimar Nunes
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento