01/04/2019 às 09h50min - Atualizada em 01/04/2019 às 09h50min

Privatização da Norte Sul: conversa fiada ou benefícios?

Para que serve a privatização da ferrovia norte sul?

Alberto Rocha - Alberto Rocha
A privatização do trecho da Ferrovia Norte Sul, Porto Nacional a Estrela do Oeste, SP, foi comemorada com fogos de artifício por políticos tocantinenses. A vencedora  foi a Concessionária Rumo, que promete desembolsar quase 3 bilhões de reais.
 
Foram tantas marteladas que cheguei a ficar com pena do martelo... Todo mundo mostrando o largo sorriso naquele momento histórico. A alegria era tanta que lembrava uma sonhada final de copa do mundo entre Brasil e Argentina, com 2x0 para nós. 
 
Mas, por quais razões se comemorou tanto a privatização da ferrovia? Ainda não sei; mas acredito que elas existem, pois, no mundo político, ninguém dá laço sem nó. Tudo tem rumo.
 
Bem, se a classe política do Estado comemorou tanto a privatização com gritos e marteladas, o que a população tem a ganhar com isso? Ainda não sei. Espero que os gritos e as marteladas da privatização da Norte-Sul possam trazer benefícios para o povo do Tocantins. Entre os possíveis benefícios, destaco:
 
1- Preço mais barato na comida, que hoje está um “deus nos acuda”. Com a privatização da ferrovia, espera-se que o alimento na mesa do tocantinense chegue de trem, pois o frete é bem mais barato em relação ao transporte feito por caminhões;
 
2- Com a privatização da ferrovia, espera-se que diminua o fluxo de veículos pesados na principal Rodovia que corta o Estado, mais conhecida como Belém-Brasília, evitando  risco acidentes;
 
3- Que a privatização da Norte - Sul traga urgentemente o trem de passageiro, ligando o Tocantins aos centros desenvolvidos do País, com mais conforto, segurança e passagens a preços acessíveis à população.
 
Só isso já estaria bom da conta. Assim, eu também teria motivos reais para comemorar com gritos e marteladas. Caso contrário, a badalada privatização da Norte – Sul ficará sem Rumo e só terá servido mesmo para tirar fotos e empurrar no ouvido do povo mais uma conversa fiada pra boi dormir. (Artigo de opinião- Alberto Rocha – alberocha1@hotmail.com).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento