02/04/2019 às 10h51min - Atualizada em 02/04/2019 às 10h51min

Araguaína vive o contraste entre a modernidade e a morte do Rio Lontra, que se afoga na poluição

Alberto Rocha - Alberto Rocha


O Rio Lontra, um dos mais belos cartões postais de Araguaína corre o risco de desaparecer. O Rio, que faz parte da bacia hidrográfica de Araguaína e região, corta a cidade, formando o Lago azul, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.
 
Ainda, às margens do Lago Azul está a Via Lago, uma larga e moderna avenida de mão dupla com ponte, espaço de lazer, um dos empreendimentos mais importantes  realizados no Estado nos últimos anos, além da usina hidrelétrica Corujão, construída ainda na década de 70, mas que foi reformada recentemente para a construção da Via Lago.
 
Todas essas obras ficam à beira do Rio Lontra, ajudando e muito a cidade, proporcionando ao araguainense e visitantes mais opções de lazer, investimentos, turismo, além da valorização dos imóveis. Também, a Prefeitura tem projeto de construir próximo à Via Lago, um shopping, centro de convenções, paço municipal e uma ilha com restaurante, cujo acesso será feito por  meio de barcos.
 
Mas parece que toda a grandeza e beleza do Lontra podem desaparecer. O rio, que recebe vários córregos existentes na cidade e todos contaminados, caminha para um triste fim se não forem tomadas providências de combate à poluição. Em todo o trajeto urbano, são despejados no Rio Lontra esgotos, lixo e muita sujeira, causando diversos problemas ambientais e à saúde pública.
 
No Tocantins, o sistema sanitário das cidades ainda é precário, não existe planejamento urbano, lixo e esgoto doméstico são jogados diretamente nos rios e córregos sem receberem o devido tratamento. Problemas dessa natureza são os principais causadores da morte de peixes, além do causar o mau cheiro e o desenvolvimento de microrganismos nos rios, facilitando a proliferação de doenças em casos de enchentes.

Assista ao vídeo com a matéria completa sobre a poluição do Rio Lontra.
https://www.youtube.com/watch?v=aHQrcgjH5LI
 
https://www.youtube.com/watch?v=aHQrcgjH5LI
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento