04/06/2019 às 09h54min - Atualizada em 04/06/2019 às 09h54min

Prefeitura prorroga campanha de vacinação contra gripe


foto/ ascom prefeitura
 Ascom/prefeitura
 
 
Após a imunização de 42.479 pessoas contra o vírus da influenza em Araguaína durante a campanha de vacinação, com meta alcançada do público-alvo, restaram 2.900 doses. Para aplicação desse restante, a vacinação continua até que o estoque se esgote. Nesta etapa, qualquer pessoa pode receber a imunização nas 20 unidades básicas de saúde (UBS).

O funcionamento das salas de vacina é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. “Após a finalização deste estoque, não serão repostas as vacinas para o público em geral”, informou a coordenadora de Imunização do Município, Samila Braga.

As crianças de 6 meses a 8 anos, que foram vacinadas pela primeira vez, deverão receber a segunda dose conforme o prazo dado durante a primeira. Para esse público-alvo, foram reservadas 2.800 doses.

Meta alcançada

O objetivo do Município era imunizar mais de 40 mil pessoas contra H3N2, H1N1 e Influenza Tipo B até o encerramento da campanha, que durou de 10 de abril a 21 de maio.  “Após um intenso trabalho de conscientização do público-alvo, conseguimos alcançar a meta de imunizar 91,38% do público”, citou a coordenadora.
 
Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Os sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de seis anos, gestantes e doentes crônicos.

Como se prevenir

A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença e suas complicações. Outras medidas também são importantes para a prevenção da doença, como lavar e higienizar as mãos com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talher, copo e garrafa; ter boa alimentação e beber bastante líquido; evitar contato com pessoas que estejam com sintomas da gripe; e manter a casa bem arejada. (Ascom/prefeitura).




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento