30/05/2019 às 08h02min - Atualizada em 30/05/2019 às 08h02min

População não entendeu os motivos para o cancelamento da ação da Carreta da saúde

Alberto Rocha - Alberto Rocha


Alberto Rocha

 
O  Município de Aguiarnópolis e região iam ganhar um reforço no atendimento à  saúde da população no próximo dia 7 de junho. A caravana da saúde, comandada pela carreta  do programa “Útero é Vida”, do  Senar/Faet,  se deslocaria para a cidade com uma equipe de profissionais da área da saúde que atenderia a centenas de pessoas da zona urbana e rural.
 
Mas não será dessa vez que a população carente de Aguiarnópolis terá acesso ao programa Útero é Vida. O motivo é simples, mas difícil de entender. Por meio de uma nota, que circula nas redes sociais, o organizador do evento explica à população os motivos que levaram ao cancelamento da vinda da carreta da saúde para a cidade.
 
Para que a carreta atendesse  à comunidade,  o Senar exigia uma parceira/convênio  com a prefeitura, que ficaria responsável pela entrega dos resultados dos exames que seriam realizados durante a ação.  Mas o município não aceitou, alegando que os atendimentos que seriam feitos  na cidade poderiam atrapalhar os repasses de  recursos federais para a cidade, além de atrapalhar o alcance dos indicadores da saúde no município.
 
A justificativa da prefeitura soou estranho na comunidade. Ninguém entendeu como uma ação da carreta do programa Útero e Vida poderia atrapalhar o alcance dos indicadores  da saúde no Município.
 
A ação da carreta da saúde
 
A carreta da saúde Útero é Vida  realiza ações de promoção de saúde e diagnóstico do câncer do colo do útero em comunidades carentes  Entre exames preventivos de Papanicolau, palestras educativas, espaço de beleza, atividades recreativas para as crianças e outras ações de melhoria da qualidade de vida da população.
 
Veja a nota emitida pelo organizador do evento
 
COMUNICADO À SOCIEDADE DE AGUIARNÓPOLIS E REGIÃO
 
Eu, Julimá Brito, estava programando a vinda da carreta “Útero é Vida”,  do SENAR/FAET, para  nossa cidade no dia 7 de junho de 2019, que daria atendimento na área de saúde  à população de Aguiarnópolis e região.
 
Comunico a todos que o evento foi cancelado devido a fatores alheios à nossa vontade.  De acordo com a Prefeitura,  a vinda da carreta poderia atrapalhar o alcance dos indicadores da saúde no Município, impedindo a vinda de recursos federais na área da saúde  para nossa cidade.  Diante disso, resolvemos cancelar o evento.
 
Obrigado a todos
Julimá Brito
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento