17/05/2019 às 08h38min - Atualizada em 17/05/2019 às 08h38min

Conheça os museus que retratam a cultura, história e tradição tocantinense


Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins

Em 18 de março, comemora-se o Dia Internacional do Museu. Conhecido por guardar preciosidades da nossa história, o local possui definição, segundo o International Council of Museums (Icom), de ser uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.
 
No Tocantins, são catalogados 17 museus. Abaixo listamos onde estão localizados, seus horários de funcionamento e o que eles oferecem ao público.
 
1 – Museu em Aparecida do Rio Negro
 
Museu de Arte e Ciência fica localizado em Aparecida do Rio Negro e é aberto apenas quando há agendamento de visitantes. No local, há objetos diversos de países, estados e regiões, épocas e significados diferentes. A responsável pelo museu é a professora Marisa e o agendamento pode ser feito pelo telefone (63) 99967-3082.
 
2 - Museu em Arraias
 
Museu Histórico Cultural de Arraias, além do resgatar a memória histórica do município, trata-se de um projeto educativo de preservação do patrimônio histórico e de incentivo as atividades culturais do município. Está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas. O telefone para contato é (63) 3653-1987.
 
3 – Museu em Colinas do Tocantins
 
Memorial Histórico de Colinas guarda o conhecimento sobre a história de fundação da cidade e a memória dos seus fundadores. O atendimento ao público é aberto de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas. Para mais informações o visitante deve entrar em contato no telefone (63) 3476-4712.
 
4 – Museu em Dianópolis
 
Museu Municipal Manoel Aires Cavalcante reúne objetos de uso e propriedade de cidadãos que construíram, no decorrer do tempo, a rica história de Dianópolis. O local é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações, o telefone de contato do responsável pelo local, Leonardo Borges, é (63) 99207-2201.
 
5 – Museu em Formoso do Araguaia
 
Museu dos Povos Indígenas Yny Heto – Casa do Povo Iny – é um marco para os indígenas da região da Ilha do Bananal. O local dispõe de espaço para exibição de vídeos sobre a cultura e a língua dos povos Iny, bem como de material sobre a história e os aspectos culturais do município de Formoso do Araguaia. O museu fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas. Para mais informações o contato é (63) 3357-1431.
 
6 – Museu em Gurupi
 
Museu Histórico Cultural Benjamin Rodrigues tem seu nome em homenagem a um dos fundadores do município de Gurupi. Um dos grandes destaques do local é a sala de música Milton Ferrer, onde estão expostos instrumentos de artistas da região que fizeram parte da vida cultural da cidade. A visitação acontece em horário comercial. Outras informações pelo telefone (63) 3312-5767.
 
7 – Museu em Natividade
 
Em Natividade, os visitantes podem conhecer um pouco da história da cidade visitando o Museu Histórico. No local funcionava uma antiga cadeia, da época do Império. A construção abriga o Centro de Artesanato e Apoio ao Turista; a Oficina de Ourivesaria Mestre Juvenal; uma loja de comercialização de produtos artesanais; além de uma exposição permanente com artefatos encontrados na região.  O museu fica aberto de segunda a sábado, das 9 às 18 horas. Para mais informações o telefone de contato é (63) 3372 – 1290.
 
9 – Museus em Palmas
 
Na Capital, existem seis museus, sendo um no Distrito de Buritirana, um no Distrito de Taquaruçu e quatro na região central de Palmas.
 
Em Buritirana, o Museu Escola guarda parte de sua originalidade preservada, inclusive as paredes de adobe. O objetivo é contar a história da primeira escola da comunidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Para mais informações os contatos são (63) 3533-1079/1048.
 
Já em Taquaruçu, a Casa Vítor promove pesquisas e conserva e registra os elementos que compõem o patrimônio cultural dos pioneiros do distrito. O local é aberto para visitação de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Mais informações pelos telefones (63) 2111–2402/ 2405.
 
Na região central, o Museu Histórico do Tocantins está instalado no chamado Palacinho, a primeira edificação construída em Palmas, no ano de 1989, e abriga a mais importante coleção de objetos artísticos, históricos, arqueológicos e etnográficos do Tocantins.  Ele fica aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Para mais informações o contato é (63) 3218–7612.
 
Memorial Coluna Prestes, que possui arquitetura desenhada por Oscar Niemeyer, fica na Praça dos Girassóis, e homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. O local fica aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
 
Ainda em Palmas, o Memorial do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) apresenta informativos, fotografias, revistas, biografias e outros objetos fundamentais à compreensão da evolução histórica da instituição. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
 
Já no Parque Cesamar, a Casa Sussuapara é um espaço de memória que foi a primeira sede da Prefeitura de Palmas. No espaço são realizadas exposições sobre a cidade e palestras para alunos de escolas públicas e particulares. O local é aberto em horário comercial. Mais informações nos telefones (63) 2111–2402/2405.
 
10 – Museu em Paraíso do Tocantins
 
Museu Histórico João Batista Brito conta com mais de 400 peças em exposição, entre objetos utilizados pelos escravos e louças da rainha Elizabeth, da Inglaterra. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (63) 3602–2734.
 
11 – Museus em Porto Nacional
 
Cidade histórica do Tocantins, Porto Nacional conta com três museus. O Museu Histórico da cidade foi criado com o objetivo de abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial da sociedade portuense. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 18 horas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3363-3928.
 
Já o Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasí possui um acervo de animais típicos da região e é de responsabilidade da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O local recebe visitantes de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas. Outras informações estão disponíveis no telefone (63) 3363–1505.
 
Completa a lista de museus da cidade o Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta) da Unitins que coordena, desenvolve, orienta e executa estudos e pesquisas nas áreas de arqueologia, de patrimônio histórico cultural e natural, e de paleontologia.
Os visitantes podem conferir o acervo do museu no Anel Viário da Rodovia TO-050, no setor Jardins dos Ipês, em Porto Nacional, que atende em horário comercial de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3363-1265.(Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento