18/04/2019 às 09h40min - Atualizada em 18/04/2019 às 09h40min

Colégio de Araguaína promove palestra com psicanalista sobre bullying e depressão

Alberto Rocha - Alberto Rocha

foto:equipe da escola
Alberto Rocha

Um bom exemplo vem do Colégio de Aplicação de Araguaína, que realizou palestra sobre saúde emocional com o psicanalista e pastor da igreja Batista, Euzimar Nunes. A palestra destacou a realidade de bullying e depressão na escola, práticas comuns que podem atingir tanto aos alunos quanto às pessoas que trabalham na unidade escolar.

O encontro, com o tema Bullying não é brincadeira e a depressão é uma dor física e mental, reuniu cerca de 30 pessoas, entre professores, funcionários e equipe pedagógica do colégio.

De acordo com a direção da escola, o objetivo principal da palestra foi chamar a atenção de alunos, professores e pais ou responsáveis dos estudantes para casos recorrentes de depressão entre adolescentes, especialmente os relacionados a alunos que estudam na unidade escolar.
Também, a palestra visou ainda proporcionar à equipe pedagógica e docente do colégio ferramentas apropriadas para o enfrentamento do bullying e da depressão, seja orientando o aluno ou, quando for o caso, o encaminhamento para um profissional qualificado para tratamento destes transtornos emocionais.

Queremos, nesse sentido, ajudar a combater os casos de bullying dentro da escola, que, em muitos casos, representam o desencadeamento de outros quadros depressivos. Acreditamos que podemos ter ferramentas adequadas para o enfrentamento e combate ao bullying através de valores como respeito e empatia com o semelhante; assim estaremos contribuindo com efetividade  para uma formação mais humanizada de todos os nossos alunos”, afirmou  a direção da escola.

O Colégio de Aplicação pretende promover outras palestras sobre saúde emocional, dessa vez  voltadas para os alunos juntamente com os pais ou responsáveis.

Histórico da Escola

O Colégio de Aplicação, ensino público, foi criado em 1990 em Araguaína, tem cerca de 464 alunos matriculados   e oferta os ensinos médio regular, 1ª  a  3ª séries,  e o fundamental II – do 6º ao 9º ano.

A escola utiliza a metodologia de ensino selecionado a partir da estrutura curricular própria e de projetos em andamento tanto dos encaminhados pela secretaria estadual de educação quanto os planejados pelos próprios  professores da escola.

Na exposição das aulas, a escola utiliza diversos métodos visando um melhor aprendizado dos alunos. Entre eles, destacam as  pesquisas, seminários, debates, slides, rodas de leituras, aulas expositivas, gincanas, utilização de data show, laboratório de informática, experimentos práticos, oficinas, uso da biblioteca e material de apoio pedagógico interdisciplinar, entre outros. (colaborou equipe escolar).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento