10/04/2019 às 12h47min - Atualizada em 10/04/2019 às 12h47min

Meteoro teria caído em Campos Lindos

fenômeno intriga pesquisadores

EB PRODUTORA

Alberto Rocha

A Serra da Cangalha poderia ser só mais uma serra qualquer fincada no cerrado tocantinense. Diferente disso, a Serra é muito mais que isso, pois ela esconde um tesouro de milhões de anos e que intriga pesquisadores de importantes universidades brasileiras e até dos Estados Unidos.

A Serra, que fica no município de Campos Lindos, divisa com o Maranhão, a 500 km da capital do Tocantins, Palmas, atrai os olhares de pesquisadores intrigados com a imensa cratera de cerca de 13 km de extensão por 1km e meio de largura.  O buraco, segundo pesquisadores da Universidade de Campinas e da UnB, teria sido formado com o impacto de um meteoro que teria caído no local há mais de 200 milhões de anos. Ainda, de acordo com os pesquisadores, o meteoro que atingiu a Serra da Cangalha teria quase 1km e meio de diâmetro e viajava a uma velocidade de 12 km por segundo. 


O lugar, além de esconder uma história fascinante, tem  uma beleza extraordinária, fazendo da imensa  cratera é uma das mais bonitas do Brasil e a segunda maior do país. No local, encontram-se grandes paredões de 300 metros de altura, rochas deformadas, serra em forma de coroa, poços de água cristalina, árvores que lembram réplicas de bonsai, além de pedras esculpidas pelo tempo, que mais parecem grandes peixes, o que levanta a hipótese de que o mar também teria existido na região da Serra da Cangalha.

A cratera foi descoberta na década de 70. De lá para cá, pesquisadores brasileiros e dos Estados Unidos já fizeram expedições no local para coleta de dados geofísicos e de rochas que teriam sido derretidas pela pressão e calor do impacto do meteoro. Estudos da cratera é importante para pesquisas científicos que ajudem a esclarecer a evolução da terra e do universo

O Governo do Estado pensa em criar o Parque Estadual da Serra da Cangalha com objetivo de preservar o local e possibilitar estudos que possam comprovar se a cratera é ou não resultado do impacto de um meteoro que teria caído na região.  

Meteoro

Meteoros são rochas que viajam pelo espaço, e quando atingem a atmosfera terrestre deixam rastros luminosos no céu. 

Veja vídeo
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento