Os amantes da capoeira se reúnem neste final de semana para o 3º Tocantins Cultura e Capoeira, evento que acontece em Araguaína, na sexta-feira, 27 (das 8h às 11h) e no sábado, 28, (das 13h às 18).
O evento é realizado em parceria com o Instituto Internacional de Capoeira Artes e Cultura, sob a coordenação do professor mestre Pessoa, e deve reunir participantes do colégio da Polícia Militar, Centro de Convivência do Jardim das Flores, Apae, Universidade da Maturidade e Cras. O encontro será na Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, setor Nova Araguaína.
Os benefícios da capoeira são muitos. Por utilizar movimentos de todo o corpo, braços, mãos, pernas e pés, a capoeira melhora a coordenação motora das crianças e exercita agilidade, flexibilidade e equilíbrio. Também trabalha a consciência corporal, ou seja, ensina os alunos a enxergarem e sentirem seu próprio corpo.
Origem da capoeira
A capoeira surgiu como resposta à violência a qual os escravizados eram submetidos em tempos coloniais e imperiais no Brasil. A partir de golpes e movimentos corporais ágeis, a luta permitia que eles se defendessem das brutais perseguições dos capitães do mato, cuja atribuição era capturar quem havia fugido. A Capoeira é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e intricados. Utiliza principalmente de movimentos feitos junto ao chão ou de cabeça para baixo. Os golpes mais comuns são: chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.