Nos próximos dias, empresários, empreendedores e profissionais do turismo de Araguaína e região terão a oportunidade de obter mais conhecimento e capacitação para oferecer serviços e produtos de qualidade para o mercado. A Prefeitura de Araguaína e o Sebrae Tocantins promoverão oficinas e palestras nos dias 9, 10 e 11, às 19 horas, todos os dias. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. Os eventos serão realizados na sede do Sebrae Tocantins, na Rua 25 de Dezembro, 152, no Centro.
O primeiro evento será uma palestra sobre “Associativismo no destino turístico”, exclusivo para os membros do Comtur (Conselho Municipal do Turismo). O link para a inscrição é o https://forms.office.com/r/mgQZKphZaH. A iniciativa também é uma continuação do programa de aperfeiçoamento do turismo local que traz benefícios com intuito de contemplar as zonas urbana e rural.
“Nós estamos aprendendo muito com o Sebrae e outros parceiros que auxiliam nesse processo da reestruturação do turismo local. Já estudamos sobre competitividade turística, planejamento, inclusão e sustentabilidade do turismo rural, que resultou em ideias maravilhosas para o Garimpinho, balneários e para a região urbana”, explica o assessor técnico da Secretaria do Desenvolvimento e Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Jhemerson Rodrigues.
Eventos abertos para a comunidade
Os demais eventos para o mercado de turismo são abertos para o público. No dia 10, quarta-feira, o tema é Qualidade no Atendimento em Turismo. As inscrições podem ser feitas no link https://bit.ly/3OL9ajC. A última oficina, no dia 11, quinta-feira, tratará sobre a Formação de Preço para o Turismo. Os interessados podem se inscrever por meio do link https://bit.ly/3DLTN3Z.
“O objetivo é a qualificação das empresas do Trade Turístico para que possam aprimorar a qualidade dos serviços e melhorar a experiência do cliente. Já na de formação de preço, o empresário entenderá a importância e os principais métodos que permitem cobrar um preço que seja, ao mesmo tempo, competitivo com relação aos concorrentes, mas também atrativo para os clientes, cobrindo os custos e permitindo que a empresa seja lucrativa”, informa o Analista do Sebrae Araguaína, Marcus Vinicius Vieira.
Conhecimento que faz a diferença
Há quatro anos, o empresário Eduardo Sousa atua na área de turismo e abriu sua agência de viagens em 2022. Ele conta que já aprendeu muito nas oficinas e palestras oferecidas pela Prefeitura e está otimista.
“Ações de desenvolvimento do turismo regional têm sido muito importante para minha agência, os cursos de desenvolvimento de rede sociais alavancaram os meus produtos turísticos e consultorias. Todo esse conhecimento está fazendo a diferença em um cenário que está só iniciando”, conta Eduardo.
Outras ações
Além das ferramentas educativas, está em desenvolvimento a identidade visual do turismo de Araguaína com a criação da marca, elaboração da arte, logo e campanha publicitária que tem como base uma pesquisa respondida por moradores e empreendedores locais.
Em junho, Prefeitura de Araguaína, Governo do Tocantins e Governo Federal mobilizaram empresários do segmento de turismo de Araguaína e região para fazerem o recadastramento no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), do Ministério do Turismo.
O cadastro é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo que atuam como MEI (Microempreendedor Individual).