20/04/2023 às 17h47min - Atualizada em 20/04/2023 às 17h47min

Projetos inovadores da Saúde de Araguaína são selecionados como exemplo na América Latina


 
 
Quatro projetos inéditos da Secretaria Municipal da Saúde de Araguaína foram selecionados pelo Conselho Nacional de Saúde e a OPAS Brasil (Organização Pan-Americana da Saúde). As experiências foram homologadas e divulgadas pelo Laboratório de Inovação Latino-Americano de Práticas de Participação Social em Saúde.
 
Os trabalhos inovadores, inéditos no Tocantins, apresentados pela Prefeitura de Araguaína foram “Bem Viver - Núcleo de Apoio Psicológico”, “Farmácia Municipal 24 horas”, “Manual do Selo de Qualidade da UBS” e “Ouvidoria Itinerante”. Os projetos foram inseridos nas categorias “Participação e Controle Social em Políticas Públicas de Saúde e Participação e Engajamento Comunitário em Práticas de Saúde".
 
O que é o Laboratório de Inovação
A iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, é para conhecer práticas e projetos inovadores que possam ser compartilhados mundialmente. Após a seleção dos projetos, o Laboratório de Inovação vai realizar encontros virtuais com os autores das experiências homologadas e proporcionar trocas e aprendizados visando a potencializar sua ação local, regional, nacional e internacional.
 
“É com muita alegria que recebemos a notícia da seleção desses projetos. É gratificante saber que seremos referência também para outros estados e países com trabalhos inéditos e inovadores. Seguimos trabalhando para levar excelência no atendimento, cada vez mais humanizado e assertivo a nossa população”, destacou a secretária Municipal da Saúde, Ana Paula Abadia.
 
Conheça os projetos
Desde o dia 1 de dezembro, os araguainenses contam com o atendimento estendido para recebimento de remédios gratuitos. O projeto da Farmácia Municipal 24 horas já está em execução e funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) Araguaína Sul, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
 
O objetivo é atender principalmente os pacientes que têm receitas médicas para continuidade do tratamento em casa após consultas no PAI (Pronto Atendimento Infantil) e UPA, no período noturno e aos fins de semana. 
 
“Só no primeiro mês de atendimento, foram realizadas 3.256 dispensações de medicamentos, equivalente a 65% de aumento em relação ao número do mês anterior, quando a unidade não funcionava em regime de 24hrs”, disse a diretora da Assistência Farmacêutica, Welka Gouveia.
 
A procura pelo atendimento na farmácia continua crescendo, de acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde. Em janeiro, foram 3.922 medicamentos dispensados pela farmácia e em fevereiro 3.225. No mês de março, foram 1832 pacientes atendidos e 3742 dispensações. Até o dia 19 de abril já foram registradas 1827 dispensações de medicamentos.
 
Ouvidoria Itinerante
A primeira etapa do projeto Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) Itinerante foi realizado durante os meses de maio a novembro do ano passado, com a finalidade de informar a população sobre o funcionamento e os canais de acesso da Ouvidoria da Saúde, estimulando a participação social no processo de melhorias do SUS.
 
Foram visitados 28 serviços de saúde iniciando pelos locais mais distantes do centro da cidade. O projeto alcançou 1.468 usuários do SUS, sendo 1.088 mulheres e 380 homens. Desses, 52% não conheciam o serviço.
 
“A ação itinerante permitiu também abordar centenas de servidores que conheceram um pouco mais do trabalho da Ouvidoria. Agora, muitos passaram a ver o órgão como instrumento de garantia da participação popular no sistema de saúde, como um serviço de articulação em prol de esclarecimentos e providências para a população, um termômetro da gestão e essencialmente como um órgão parceiro”, concluiu o coordenador da Ouvidoria do SUS em Araguaína, Nailton de Andrade Oliveira.
 
Bem Viver - Núcleo de Apoio Psicológico

O projeto Bem Viver – Núcleo de Apoio Psicológico começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado. É uma unidade auxiliar de apoio psicológico aos servidores da Secretaria Municipal da Saúde e pretende reforçar o desenvolvimento de serviços no campo da humanização e valorização do servidor que permitam, de forma simultânea, o atendimento de demandas e o desenvolvimento das habilidades e competências do psicólogo, além de cuidar da saúde mental dos servidores e, assim, minimizar os stress causados pelo serviço e ajudá-los a desempenhar melhor sua função.
 
São oferecidas aos servidores atividades de atendimento, acompanhamento, terapias e encaminhamento do paciente quando necessário, após um diagnóstico preciso, a outros profissionais. De outubro de 2022 até o mês de março deste ano, quase 1 mil servidores da Secretaria Municipal da Saúde foram atendidos pelo projeto, o que é uma média de 160 pessoas acompanhadas mensalmente pelo profissional de psicologia.
 
Manual do Selo de Qualidade da UBS

O selo de qualidade das UBS está em fase de implantação em Araguaína e será uma avaliação periódica do nível de qualidade dos serviços prestados na cidade. Terá como base de avaliação, critérios como qualidade no atendimento, segurança e inovação, avaliados por uma comissão externa da Secretaria Municipal da Saúde.

A classificação da UBS com o selo de qualidade terá duração de dois anos e tem a intenção de estimular as unidades a investirem em processos de melhoria contínua para alcançar os padrões de excelência nos serviços prestados, além de promover o cuidado seguro e efetivo para o paciente.
 
Para auxiliar no projeto do selo de qualidade, a Prefeitura também está implantando a Escola de Saúde Pública do Município, que deverá capacitar, só este ano, 2 mil servidores. O objetivo é promover a qualificação de todas as equipes que atuam na rede municipal de saúde, por meio de cursos de extensão, oficinas, entre outras modalidades de aperfeiçoamento, para otimizar o serviço oferecido à população araguainense.
 
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