O titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, visitou na sexta-feira, 14, a Quatro Ventos Indústria e Comércio de Roupas Ltda e a Pães Aliança Indústria e Comércio de Alimentos LTDA, ambas contempladas pelo Programa de Incentivo Fiscal Proindustria, em Araguaína.
A proprietária da Quatro Ventos, Maria Elieth, falou sobre os resultados obtidos após a empresa ter sido contemplada na lei de incentivo fiscal.
"Estou muito feliz com a visita do secretário aqui na empresa. É muito gratificante perceber o cuidado que o Governo do Tocantins vem demonstrando com a classe empreendedora. Com o incentivo fiscal, meu produto se tornou competitivo, o faturamento aumentou e foi possível reinvestir para expandir meu negócio. Nosso próximo passo será a exportação dos nossos produtos", informou Maria Elieth.
O proprietário da empresa Pães Aliança, Tomaz Araújo Vaz, apresentou as instalações da indústria e explicou que os resultados alcançados com a obtenção do incentivo fiscal superaram as expectativas.
"Em 2016, fomos contemplados no programa Proindustria. Desde então, percebemos o crescimento constante na empresa, os resultados obtidos superaram as expectativas e conseguimos gerar mais empregos do que havíamos projetado. Além disso, participamos também do projeto Tocantins Mais Produtivo e já estamos percebendo a redução de desperdícios e o aumento na produção", explicou.
Para Carlos Humberto Lima, os incentivos fiscais impactam diretamente as empresas beneficiadas e indiretamente nos demais setores da economia.
"Esses incentivos geram empregos e renda, impactando, por exemplo, no minimercado próximo à empresa ou num atelier que presta serviços para aquela indústria. Em outras palavras, temos todo um ciclo de desenvolvimento. Estamos trabalhando para que os resultados aconteçam, valorizando as empresas locais e buscando atração de novos investimentos para o Estado", finalizou Carlos Humberto Lima.
Sobre o Tocantins Mais Produtivo
O projeto Tocantins Mais Produtivo é fomentado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, e executado pelo Senai Tocantins. A proposta do projeto é atender um total de mil CNPJs industriais no período de 2022 a 2024 capacitando 3 mil colaboradores, elevando a produtividade em no mínimo 20%, reduzir desperdícios invisíveis aos gestores, redução de custos de produção, maior competitividade no mercado, melhorar o ambiente de trabalho, promover conscientização e comprometimento da equipe, estimular processos produtivos eficientes e implantar uma equipe de melhoria contínua para cada CNPJ atendido.
A indústria Pães Aliança inscreveu três colaboradores para participar do programa de qualificação e os reflexos positivos já estão sendo percebidos na linha de produção.
O encarregado de Controle de Qualidade, Uerbete Junior, explicou como foi a experiência de participar do projeto.
"O treinamento foi muito importante. Nele, aprendemos como diminuir as perdas no processo de produção e é possível ter mais, só por perder menos. Já colocamos em prática tudo o que aprendemos e conseguimos aumentar nossa produção em 30%, com a mesma quantidade de funcionários, somente ajustando os processos", explicou Uerbete.