Além da capital Palmas, a Claro anunciou a ativação do Claro 5G+ em Araguaína, dando continuidade à construção de mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. A operadora começou a disponibilizar a tecnologia no município, e avançará com a expansão de forma gradual.
Inicialmente, a Claro já irá disponibilizar a novidade em regiões dos bairros Setor Central, Setor Alaska e Setor Urbanístico. Essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo sua rede de Claro 5G+ e chegará a outras cidades do Tocantins, conforme planejamento estratégico da empresa e liberação das frequências pelos órgãos oficiais.
A mancha de cobertura de cada uma das cidades e bairros está disponível no site da Claro (www.claro.com.br/5Gmais).
A adoção do Claro 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao Claro 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip.
Todos os smartphones 5G homologados pela Anatel já suportam as faixas dedicadas e serão automaticamente compatíveis com o novo Claro 5G+. A expectativa inicial é do alcance de velocidades superiores a 600 Mbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento). Atualmente, 70% dos aparelhos disponíveis no portfólio da Claro são compatíveis com o Claro 5G+.
O 5G é uma tecnologia habilitadora que, além de mais velocidade, também possibilita baixa latência e alta concentração de tráfego de dispositivos. Além de trazer ganhos de experiência para o mercado consumidor, o 5G vai atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.
5G PARA O MERCADO CORPORATIVO DA REGIÃO
Com o 5G+ da Claro, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, habilitará o próximo nível dos negócios na região.
Setores como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público, por exemplo, vão passar por uma digitalização única com o 5G.
A Embratel irá disponibilizar a infraestrutura digital necessária para desenvolver o mercado, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, capazes de otimizar operações e ampliar capacidades, inclusive utilizando em conjunto com o 5G tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning para gerar valor a longo prazo aos negócios.
“O novo ecossistema formado a partir do 5G permitirá uma contribuição inédita para o desenvolvimento econômico e social do País. A Embratel atuará em conjunto com empresas e governos locais para traçar um futuro altamente digitalizado, proporcionando uma infraestrutura digital habilitadora de inovações. Com a quinta geração da internet móvel, possibilitaremos a adoção em larga escala dos mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda a sociedade, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade. Por meio dessa infraestrutura, será possível, por exemplo, realizar cirurgias remotas, ampliar a adoção da telessaúde, atuar com agricultura de precisão, além efetuar um monitoramento mais efetivo das cidades, com políticas públicas colocadas em prática baseadas nos dados coletados por dispositivos conectados. A Embratel irá levar o mercado corporativo para o próximo nível com o 5G”, afirma Marcello Miguel, Diretor-Executivo de Marketing e Negócios da Embratel.
Por meio de estruturas de Corporate Venture Capital, clientes corporativos também poderão participar ativamente da criação de ecossistemas startups ou financiar soluções junto a integradores e fornecedores de tecnologia.