A Câmara Municipal de Araguaína aprovou uma projeto de lei que cria a Biblioteca Digital Municipal e o Conservatório de Música e Artes. A proposta é de autoria do vereador Wilson Carvalho (PROS).
O vereador observou que as bibliotecas digitais estão ganhando espaços e muitas cidades brasileiras já implantaram o sistema. “O nosso pensamento é fazer o mesmo aqui em Araguaína, para incentivar e promover o gosto pela leitura, além de disponibilizar uma ferramenta importante para pesquisas, principalmente para os estudantes. É um passo importante no processo da inovação junto com a tecnologia", comentou Wilson Carvalho.
Em relação ao Conservatório, o vereador destacou que as artes e músicas fazem parte da vida de todas as pessoas e, por isso, é necessário uma reformulação para ampliar esses fatores no município. “O nosso pensamento é fazer o mesmo aqui em Araguaína, para incentivar e promover o gosto pelas artes, teatros, danças, músicas, etc”, comentou Wilson Carvalho.
A proposta foi aprovada por unanimidade e está sendo encaminhada para apreciação do prefeito Wagner Rodrigues. Wilson disse que, por meio desse projeto, será possível criar um banco de dados digital com livros didáticos e paradidáticos para consultas e leituras.
“Trata-se de uma ferramenta importante que, no mundo virtual ou digital em que vivemos hoje, vai contribuir para fazer com que crianças, adolescentes, jovens e adultos ganhem gosto pela leitura, diferente dos dias atuais em que elas ficam mais envolvidas em outras atividades proporcionadas pela própria internet. É um projeto de grande envergadura”, celebrou o parlamentar.
Pela proposta, a Biblioteca Digital será disponibilizada à comunidade de uma forma geral, funcionando durante horário que possibilite ao estudante e à população realizar consultas online conforme critérios e normas de utilização que serão estabelecidas pelo Poder Executivo Municipal.