09/09/2022 às 08h29min - Atualizada em 09/09/2022 às 08h29min
Evento inédito de jiu-jitsu será realizado em Araguaína no dia 10 setembro
Araguaína irá receber a primeira edição do Absolut Black Belt de Jiu-Jitsu, neste sábado, 10 de setembro, às 18 horas. A expectativa é que mais de três mil pessoas possam assistir gratuitamente ao evento, realizado no calçadão da Via Lago. Ao todo, 20 lutadores renomados, campeões brasileiros e mundiais irão competir.
A Prefeitura está apoiando a iniciativa e segundo o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Zeca de Oliveira, o evento será um incentivo para a prática do jiu-jitsu e também poderá movimentar a economia local.
“É uma oportunidade dos nossos atletas trocar conhecimentos e experiências entre os que estão vindo de outras regiões, além de atrair mais pessoas para o esporte, que poderão se sentir motivadas e fazer matrículas nas diversas academias que a cidade possui”, explicou.
No Absolut Black Belt, estarão no tatame dez atletas faixas pretas da cidade e outros dez também profissionais de estados como Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Goiás. De acordo com o organizador do evento, Roni Andrade, o município tem capacidade porte e estrutura para realizar competições como essa.
“Araguaína tem grandes atletas e precisamos trazer cada vez mais prestígio para a nossa cidade, valorizando os profissionais e aproveitar esse momento em que as artes marciais é um dos esportes que mais crescem no país, porque trabalha não só o corpo, mas principalmente a mente”, afirmou o organizador.
Lutas
Ao todo, serão dez lutas casadas, ou seja, quando atletas de pesos diferentes no limite de suas categorias resolvem ir para o tatame. Em busca do cinturão preto, cada um dos duelos terá seis minutos e vão seguir os critérios e pontuações permitidos pela CBJJD (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo). Dentre as lutas mais esperadas da noite, estão Marcelo Dourado e Roniedson Andrade.
Marcelo é faixa preta de jiu-jitsu e judô, ex-lutador de MMA e campeão do BBB 10. Nas artes marciais, ele conquistou uma série de títulos: dois campeonatos brasileiros, bicampeão no Sul-Americano de Jiu-jitsu e por cinco vezes no Campeonato Open.
Já Roniedson é paraense, morador de Araguaína, faixa preta, tetracampeão mundial, bicampeão brasileiro e panamericano, além de ser o único atleta do Tocantins a conquistar o título na Seletiva Profissional ADCC (Abu Dhabi Combat Club), o maior campeonato de luta agarrada e na Copa Mercosul.