19/07/2019 às 09h52min - Atualizada em 19/07/2019 às 09h52min

Dicas de prevenção a acidentes com piranhas e arraias

foto: Prefeitura de Araguaína

Durante a temporada de verão nas praias dos rios Araguaia e Tocantins,  podem ocorrer acidentes envolvendo animais aquáticos, como as raias e piranhas. A veterinária Luciana Gomes, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína, dá dicas para evitar os ataques e também do que pode ser feito caso eles ocorram.
 
Raias
 
Durante o verão, quando os rios baixam, as arraias  procuram as águas rasas para ficar. Locais calmos e com lama são os preferidos desses animais. “Ao entrar na água, o ideal é caminhar arrastando os pés. Assim, o animal se espanta e tem tempo de fugir”, orientou a veterinária.
 
A dor provocada pela ferroada da raia é intensa, mas diminui gradativamente no período de 6 a 48 horas. Entre os sintomas do envenenamento por raia estão fraqueza, enjoos, vômitos, diarreia, sudorese, espasmos generalizados e dificuldade respiratória.
 
Piranhas
 
Os ataques de piranhas estão mais diretamente ligados à temporada de verão. Elas são atraídas pelo aumento da oferta de alimentos dentro d’água.
“A melhor prevenção é não ultrapassara delimitação da área de banho e evitar jogar restos de comida na água”, pontuou Luciana.
 
A piranha ataca individualmente ou em cardume. Quem for mordido precisa sair imediatamente da água, para que o sangue não atraia outros peixes. Depois disso, o procedimento adequado é lavar o ferimento apenas com água, estancar o sangue comprimindo o ferimento com gaze, toalha ou algum pano limpo e procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima. (Ascom prefeitura).
 

 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento