24/05/2019 às 08h29min - Atualizada em 24/05/2019 às 08h29min

Tocantins vai ganhar “Patrulha Rural”; medida visa mais segurança à zona rural



A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Progressistas) apresentou no plenário da Assembleia Legislativa (AL), um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Patrulha Rural, no âmbito da Polícia Militar (PM-TO).
 
A matéria tem como objetivo o atendimento exclusivo aos moradores das áreas rurais do Estado e também promover a aproximação da comunidade agrícola com a PM, por meio de atividades de policiamento preventivo, inovando os mecanismos de inibição às ações delituosas na zona rural.
 
Em seu texto, a proposta enumera às competências da patrulha. Entre elas, o policiamento ostensivo em veículos apropriados, a preservação da ordem pública, a guarda e fiscalização do transito rural nas estradas vicinais e o rádio patrulhamento terrestre. Segundo dados da Polícia Civil, em média, nove fazendas foram invadidas por mês no Tocantins em 2018, principalmente para roubo de gado. A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), maior entidade representativa do setor, afirma que a violência no campo também se intensificou especialmente nos últimos dez anos, com a popularização das máquinas de alto valor.
 
A deputada reforçou que os policiais visitarão as propriedades rurais, onde se apresentarão aos moradores e deixarão o número de telefone à disposição para que sejam rapidamente acionados em casos de emergência. “A zona rural vem sofrendo com a criminalidade. A criação de uma força específica que desenvolva o trabalho de acordo com os princípios da Polícia Comunitária vem a atender os anseios dos produtores e das famílias do campo”, declarou. (assessoria)
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento