14/06/2021 às 07h59min - Atualizada em 14/06/2021 às 07h59min
Em Araguaína, moradores acima de 58 anos sem comorbidades começam a ser vacinados contra Covid-19
Foto: Divulgação Moradores de Araguaína, com mais de 58 anos e sem comorbidades, começam a ser vacinados contra a Covid, nesta segunda-feira (14). A primeira dose será aplicada na modalidade drive-thru, no Parque de Exposições de Araguaína. Com isso a cidade deve ser a primeira do estado a imunizar pessoas que não estão no grupo de prioridades.
A prefeitura decretou ponto facultativo nesta segunda e na terça-feira é feriado em homenagem ao padroeiro da cidade. Mesmo assim, a imunização deve seguir também na terça, no mesmo local e para o mesmo grupo de pessoas.
O município informou que a faixa etária da população está sendo definida de acordo com a disponibilidade de doses no estoque.
O município também divulgou o cronograma de vacinação e a lista dos próximos grupos que deverão ser imunizados contra a Covid-19.
O documento traz o planejamento de aplicação das vacinas até o dia 10 de julho, incluindo trabalhadores da educação que atuam em instituições de ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino profissionalizante e superior, Trabalhadores da Limpeza Urbana, pessoas em situação de rua e caminhoneiros.
A vacinação dos grupos prioritários também continua no município. Na lista estão as pessoas com comorbidades e portadores de deficiência permanente que tenham idade acima de 18 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; trabalhadores da saúde e do transporte coletivo cadastrados na ASTT (Agência de Segurança Transporte e Trânsito) de Araguaína.
As doses para esses grupos estarão disponíveis na UBS Araguaína Sul; UBS JK; UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba); UBS Nova Araguaína; UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma (Via Lago). O horário de atendimento será das 8h às 16h.
Documentos necessários
Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar o cartão de vacinação, um documento pessoal com foto e cartão do SUS. No caso dos trabalhadores da educação também é necessária a declaração de vínculo original com a instituição de ensino assinada e carimbada pelo gestor, especificando a função e o nível de ensino.
Pessoas com comorbidades e deficiências, devem levar um relatório, laudo ou prescrição médica. Já os trabalhadores do transporte deverão apresentar comprovação do exercício da profissão.
Veja o cronograma de vacinação dos grupos prioritários:
14 a 18/06 - Trabalhadores da educação que atuam em instituições de ensino médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos), ensino profissionalizante, ensino superior e trabalhadores da Saúde (exceto estagiários);
17/06 - Trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos;
21 a 25/06 - Trabalhadores da educação que atuam na Secretaria Municipal da Educação e Diretoria Regional de Ensino, trabalhadores da indústria, pessoas em situação de rua e estagiários da área da saúde;
28/06 a 09/07 - Caminhoneiros;
5 a 10/07 - População privada de liberdade. (G1 Tocantins).