31/08/2024 às 07h00min - Atualizada em 31/08/2024 às 07h00min
Prefeitura diz que gerou mais de 9 mil empregos, mas Município tem mais de 7 mil contratados
A Prefeitura de Araguaína divulgou números sobre geração de empregos na cidade. Um dado que chama a atenção é que, em ano eleitoral, 2024, o Município teria gerado cerca de 1400 empregos, a maioria provavelmente na construção civil. Este número, quando é comparado aos 3 últimos anos, teve uma caída vertiginosa, um indício de desaceleração na geração de empregos no Município.
Outro fato curioso nos dados da Prefeitura é que muitos desses trabalhadores que figuram na estatística podem estar relacionados a obras tocadas pelo próprio Município, como a Via Norte, que estava parada, mas que retornou há pouco tempo e, também, reinicio de outras construções na cidade, como a canalização do córrego Baixa Funda, abaixo do Detran, às margens da Avenida Filadélfia. Essa obra teve início ainda no ano passado, mas ficou parada por mais de um ano, retornou também agora, em julho, coincidentemente em ano eleitoral.
Também, muitos desses empregos anunciados pela Prefeitura de Araguaína podem estar ligados diretamente a obras importantes do Governo do Estado na cidade, como a revitalização do Daiara e a avançada obra do Hospital Regional de Araguaína, no Jardins dos Ipês.
Os dados mostram outra curiosidade. De acordo com a Prefeitura, foram criados mais de 9 mil empregos de 2021 até 2024. Porém, a Prefeitura não deixa claro se esses empregos são fixos ou temporários. Segundo o portal da Transparência do Município, a Prefeitura de Araguaína tem atualmente mais de 7 mil contratados, espalhados pelos diversos órgãos do Município, ganhando salários diferenciados.