26/04/2019 às 15h07min - Atualizada em 26/04/2019 às 15h07min

Agência de Fomento lança nova linha de crédito direcionada para inovações tecnológicas

foto: Antonio Gonçalves

 A nova presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha, empossada no último dia 8 de fevereiro, anunciou o lançamento de mais uma linha de crédito, Inovacred, com recursos direcionados para inovações tecnológicas em qualquer segmento de mercado, seja no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, processos ou serviços, bem como inovação em marketing e organizacional no ambiente produtivo ou social.
 
O investimento disponibilizado é uma parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) que investe na inovação desde o processo de pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado. O crédito do Inovacred é o único que será parcelado em até 98 meses com valores que seguirá a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), mais 1% ou 2% adicional dependendo de onde a inovação se enquadra administrativamente.
 
Segundo a presidente Denise Rocha, entre os processos de pesquisa até a finalização do projeto, existem várias etapas que serão acompanhadas passo a passo pela Agência de Fomento.
 
“O dinheiro será liberado de acordo com a pesquisa, a primeira etapa será, por exemplo, em 24 meses, e assim sucessivamente. Contudo, ele só receberá o dinheiro de cada etapa por vez, ainda com a carência de seis meses. Então, até o processo final, ele fica praticamente 30 meses sem pagar com taxa de juros baixíssimas,” explicou Denise.
 
Com o limite já disponibilizado para o Inovacred, a Agência de Fomento disponibilizará o recurso financeiro na conta do solicitante no final do mês de maio. Apesar disso, a instituição já iniciou a captação de beneficiários para dar início ao alinhamento da documentação necessária.
 
“Buscamos com essa linha fomentar a demanda pela área da inovação no Tocantins e, estamos tentando mudar esse cenário atuando junto à indústria e comércio para encontrar empresas novas que queiram se desenvolver. Também conversamos com a Federação das Indústrias do Tocantins [Fieto] que tem um dos maiores públicos nesta área e já possui uma relação de clientes direcionados para esta linha, além do Instituto Euvaldo Lodi [IEL], que possui uma incubadora de empresas”, pontuou a presidente.
 
Avanços na gestão
 
A Agência de Fomento do Tocantins além do Inovacred, que possui um investimento diferenciado, mantém mais seis linhas de crédito, sendo elas: Microcrédito; Comércio e Serviços; Indústria; Turismo; Profissional Liberal; e Agronegócio, que antes era disponibilizada ao cliente com o financiamento em até 36 meses, e atualmente se estende ao prazo de 48 meses com taxas de juros na média de 2,5% ao mês, quando advindo de recurso próprio e, carência de até seis meses.
 
É importante ressaltar que a Fomento tem um diferencial das instituições bancárias, pois não exige a experiência de crédito e não cobra tarifa de manutenção, pois é direcionada para agir junto ao Governo do Tocantins no crescimento sustentável do Estado, com a missão de ajudar as pessoas a desenvolver os seus negócios.
 
A nova gestão ainda possui um projeto piloto, com a sugestão de atendimento distribuído em outras cidades, com a disponibilidade de 20 novas agências para fomentar o desenvolvimento; além de aumentar a equipe de gerentes à procura de clientes; desenvolver tecnologia própria e trabalhar na redução de custos, dentre outras despesas.
 
Segundo a presidente outras mudanças também estão sendo providenciadas, e algumas já eram exigências do Banco Central (Bacen) que não estavam sendo feitas, como as alterações no Manual de Crédito; alterações dos estatutos; a normalização e atualização no site; entre outros.
 
Agência de Fomento
 
A Fomento é uma instituição financeira constituída como sociedade de economia mista de capital fechado que pertence à administração indireta do Governo do Tocantins, e tem como objetivo principal financiar capital fixo e de giro para empreendimentos que favoreçam no desenvolvimento sustentável do Estado.
 
Para cumprir o seu papel, a agência possui sete linhas de crédito que atende o microempreendedor individual; comércio e serviços; turismo; profissional liberal; agronegócio; a indústria; e inovações tecnológicas (Inovacred). Todos possuem taxas mais baixas que as oferecidas pelo mercado. (Melânia Kássia/Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento