16/04/2019 às 21h07min - Atualizada em 16/04/2019 às 21h07min

COLMÉIA: DO MEL PARA O LEITE

Colméia já está entre os maiores produtores de leite no Estado

EB PRODUTORA
Colmeia já está entre os maiores produtores de leite no Estado

Colmeia é um Município com cerca de 8 mil habitantes, fica a 230 km de Palmas e está na região central do estado.

A cidade vive com recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios, do setor de serviços e especialmente, da produção de leite.  Atualmente, o Município já está entre os maiores produtores de leite no Tocantins.  Não existem dados oficiais, mas acredita-se que Colmeia fica atrás apenas de Araguaína na produção leiteira.

De acordo com a Prefeitura de Colmeia, a força da produção leiteira, que é feita  de forma manual e mecânica, vem de pequenos produtores, que se organizam e se unem para ajudar a movimentar a economia da região.

Além de pastagens, o rebanho recebe reforço alimentar que vem da cilagem, que é o milho ou cana triturado com a palha,o que ajuda a aumentar a produção de leite. Todo o produto é vendido diretamente nos 9 laticínios do município ou armazenado em resfriadores. Depois de industrializado, os derivados do leite são vendidos na região e em outros lugares do país.

Para aumentar ainda mais a produção leiteira, o poder público municipal atua junto aos produtores com visitas, orientação técnica, fornecimento de tratores e maquinários para a aragem de terras e distribuição de calcário para melhora dos pastos. “O Município quer chegar ao topo da produção de leite. A Prefeitura está se esforçando para que isso aconteça em pouco tempo”, disse Antonio Castanho, secretário de administração e planejamento de Colmeia.

VEJA O VÍDEO
watch?v=SHocl4R0Zt0&feature=youtu.be
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento