29/03/2019 às 12h29min - Atualizada em 29/03/2019 às 12h29min

Governo dá continuidade à reestruturação do Sistema Penitenciário adquirindo novas munições

O Governo do Tocantins está fomentando a modernização, reestruturação e aparelhamento do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen), ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Em 2019, já foram entregues mais de 11 mil itens de segurança para as unidades prisionais e por meio de recursos do Fundo Penitenciário Estadual (Funpens) está adquirindo munições para armas de fogo destinadas às ações operacionais e treinamentos do Sispen.
 
O secretário da Seciju, Heber Fidelis, explica que as munições, controladas pelo Exército Brasileiro, deverão ser entregues em até 120 dias. “O prazo para entrega é contado a partir do recebimento da nota de empenho pela contratada. O material adquirido vai reforçar a logística de trabalho do Sispen e a segurança de servidores, apenados e de todos os envolvidos no ambiente carcerário”, ressalta.
 
De acordo com o superintendente do Sispen, Orleanes de Sousa Alves, essa é mais uma ação para valorização do trabalho dos servidores. “Estamos reestruturando o Sistema e viabilizando mais segurança para todos. É importante a chegada desses equipamentos, para treinamentos, capacitações e para que os servidores estejam aparelhados na continuidade das operações rotineiras”, disse.
 
Os materiais estão sendo adquiridos com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) transferido para o Fundo Penitenciário Estadual (Funpens) e destinados, exclusivamente, ao aparelhamento do Sispen, não podendo ser utilizado para outros fins. O projeto de reestruturação prevê a aquisição de 65 mil itens de segurança para equipar as unidades penais.   
 
O processo, iniciado em 2018, entregou 100 espingardas calibre 12 Pump Action cano de 14 polegadas, em dezembro. Em janeiro de 2019, mais 11.600 itens de segurança foram entregues. Segundo o gestor da pasta, Heber Fidelis, mais itens serão entregues este ano, como os coletes balísticos e outros itens fundamentais para a garantia da segurança de todos. (Jaqueline Moraes /Governo do Tocantins).
 
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento