02/11/2019 às 09h36min - Atualizada em 02/11/2019 às 09h36min

Denúncias: ônibus escolares e maquinário agrícola estariam sucateados; Prefeitura rebate acusações

Alberto Rocha - Alberto Rocha
agricultura familiar em Cachoeirinha: Prefeitua diz máquinas estão funcionando
 
Alberto Rocha
 
Parece que parte dos bens públicos da pequena cidade de Cachoeirinha, norte do Estado, Município com pouco mais de 2 mil habitantes e 1.808 eleitores, não está sendo bem cuidada; ônibus e máquinas agrícolas estariam aparentemente abandonados, sucateados e sem manutenção para uso.
.
A denúncia foi feita por um jornal eletrônico do Maranhão, jornal o tempo. Segundo denúncia mostrada pelo site, o maquinário agrícola, que deveria ser utilizado no plantio das lavouras comunitárias do Município, estaria sucateado, sem condição de uso pelos agricultores familiares.
 
Também, uma motoniveladora estaria abandonada no tempo e já quase destruída pela ferrugem, além de coberta pela pelo mato.
 
Mas a situação do suposto abandono não para por aí. De acordo mostrado pelo site, ônibus escolares, os tradicionais “amarelinhos”, doados ao município pelo governo federal, também estariam  em situação de abandono.
 
Em nota, a prefeitura  rebate acusações.
 
Leia abaixo, na íntegra, a NOTA   do jeito que veio da Prefeitura sobre as supostas acusações. Em tempo, o portal de notícias otocantins não é responsável pelos termos ortográficos e estilo utilizados na  redação da nota oficial.
 
 
NOTA DA PREFEITURA
 
“Exclarecemos que se os Ônibus nao se encontrão sucateados, estao parados pelo fato de nao ter peças de reposição na região, mesmo com as dificuldades encontradas os alunos da rede municipal nunca deixaram de ter o direito de ir e vir a escola.
 
Outro ponto é que o não repasse do governo federal para auxílio do transporte escolar, isto porque os Gestores anteriores, Sr. ZÉLIO HERCULANO DE CASTRO e Sr. ERISVALDO RESPLANDES ARAÚJO (Preto), não fizeram as prestaçoes de contas do PROGRAMA NACIONAL DO TRANSPORTE ESCOLAR (os tradicionais amarelinhos), referente aos anos de 2009 e 2010. Que segundo o Tribunal de Contas, os dois gestores causaram danos de milhões de reais ao erário público, motivo pelo qual o município de Cachoeirinha não recebe recursos federais para manutenção e abastecimento de combustíveis para o transporte escolar, mais mesmos assim o município vem arcando com estas despesas com recursos próprios, por isso podemos afirmar que não há abandono por parte do município em relação ao transporte escolar. Onde o prefeito entrou com uma ação contra os ex-gestores para ressarcimento ao erário.
 
Vale ressaltar que a motoniveladora do município encontra-se em perfeito estado de situação, prestando serviço na recuperação de estradas vicinais.
 
Em relação ao acompanhamento das plantações dos pequenos produtores o município nunca deixou de prestar a devida assistência para os pequenos produtores do município, todos os anos realizamos o programa lavoura comunitária, existem alguns implementos agrícolas que não atende a necessidade dos munícipes, tais implementos serão leiloados e assim que realizado o certame do leilão o município irá comprar uma plantadeira que possa atender as demandas das plantações dos produtores do município”.
 
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento