14/06/2024 às 07h00min - Atualizada em 14/06/2024 às 07h00min

Dados falsos de pesquisas eleitorais são crime; responsáveis podem responder na justiça


 
Artigo de opinião - Alberto Rocha - Jornalista
 
Em época de eleição eleitoral é comum o aparecimento de pesquisas eleitorais  que mostram vantagens de determinados candidatos sobre seus concorrentes. Mas tudo pode não passar de uma farsa na tentativa de enganar ou iludir o eleitor que, quase sempre, não entende como são feitas essas famigeradas pesquisas tendenciosas. E o que é pior: todas pagas com dinheiro do povo.
 
Números inflados, cenários selecionados e números falsos são a base de sustentação de pesquisas tendenciosas e mentirosas. Essa tática de enganar eleitores tende a aumentar nessa época de eleição. Isso afeta a credibilidade tanto dos empresas que realizam essas pesquisas quanto dos próprios partidos ou candidatos que encomendam esses dados falsificados.
 
Não bastasse a produção de mentiras via pesquisa eleitoral, muitos partidos políticos se utilizam dessa artimanha para espalhar fake News (notícias falsas) sobre intenções de voto para favorecer pré-candidatos de forma enganosa. E o pior é que muitos eleitores desnutridos de informação acabam acreditando nos dados das pesquisas mentirosas.
 
Alerta: pesquisa eleitoral com dados falsos tem a nítida intenção de fraudar as urnas, por isso, não deve ser levada a sério.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90