Mais de 30 atrações artísticas e um seminário sobre economia criativa estão confirmados para acontecer em novembro e dezembro como parte da programação de fim de ano do Governo do Estado. Já a Feira de Negócios do Artesanato (Fenartto), que aconteceria no mesmo período, foi adiada para 2025 em face da antecipação do encerramento do exercício financeiro.
A agenda cultural tem início no dia 28 de novembro com apresentações de artistas do Tocantins e show nacional com Zé Geraldo e banda no palco que será montado na ala norte da Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia.
Nos dias 29 e 30 de novembro será realizado o 1° Seminário de Economia Criativa do Tocantins. Com o tema Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local, o seminário propõe promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre empreendedores criativos, gestores públicos, acadêmicos e a sociedade, destacando a importância da cultura, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento de territórios criativos no Tocantins.
Serão mais de 16 horas de programação que inclui palestras, painéis, debates, intervenções artísticas e interação com o público. Nomes como Lala Deheinzeli (SP), Luiz Chaffin (GO) e Alfredo Bertini (PE) já estão confirmados. O seminário será realizado no auditório do Palácio Araguaia.
Nos dois dias de seminário e no domingo, 1° de dezembro, a programação musical segue acontecendo no palco montado na Praça dos Girassóis, sempre a partir das 17 horas. Nomes como Dorivã, Everton dos Andes, Eletra, Paulinho Braga e Lucimar; as bandas Impacto Latino, Trio Bacana, Baião D2, 3 Tons de Preto e outras, além de artistas do cenário nacional como o paraense Nilson Chaves, o tocantinense Juraildes da Cruz, o pernambucano Geraldinho Lins e os goianos Maria Eugênia e Pádua estarão no palco do Governo do Estado.
Como parte da programação natalina do Governo do Tocantins, outras atrações artísticas regionais estão confirmadas para os fins de semana seguintes. Dentre elas, estão Sabrina Fittipaldi, Keila Lipe, Badinho e Enlace Orquestra, Toninho Borges, Luiz Tupiniquim, Orquestra Viva Música e vários outros talentos regionais.
Esta será a maior ação da Secretaria da Cultura (Secult) desde sua recriação em março de 2023 envolvendo contratações de artistas regionais. A programação completa do Seminário de Economia Criativa e dos shows será divulgada nos próximos dias.
Fenartto
A antecipação dos prazos para encerramento do exercício financeiro, conforme Decreto nº 6.860, publicado no dia 31 de outubro, levou o Governo do Estado a decidir pelo adiamento da 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que aconteceria de 28 de novembro a 1° de dezembro. Isto porque não haveria tempo hábil para processar as contratações necessárias à realização do evento dentro dos prazos estipulados no decreto.
Com o adiamento da feira para 2025, o edital de chamamento público para a seleção dos artesãos e entidades representativas que iriam expor e comercializar seus artesanatos na Fenartto fica suspenso até segunda ordem. Todos os 30 selecionados conforme resultado do edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição da última segunda-feira (11) têm assegurado o direito à participação na feira no ano que vem.