01/03/2024 às 07h00min - Atualizada em 01/03/2024 às 07h00min

Jorge Frederico pede campanhas de conscientização nas escolas contra uso de cigarro eletrônico


 
Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 28, o deputado Jorge Frederico apresentou um Projeto de Lei, para que seja implantada campanha de conscientização nas escolas públicas e privadas do Tocantins contra o uso de cigarro eletrônico, que a cada dia mais tem se tornado comum entre os jovens.

Também conhecido como Vaper, POD, dentre outras nomenclaturas, os dispositivos se apresentam mais atraentes aos jovens, uma vez que não exalam o odor desagradável do cigarro, muito pelo contrário, em sua grande maioria eles têm sabores atraentes para os adolescentes, como sabor de morango, uva, dentre outros.

Jorge Frederico defende que o ambiente escolar seja utilizado como ferramenta de propagação de informações sobre os malefícios causados por esses dispositivos. Temos que nos unir para proteger nossos estudantes dos malefícios dos cigarros eletrônicos. Estes dispositivos estão a cada dia mais atraentes para os jovens, e a conscientização sobre os danos à saúde que eles podem causar é fundamental para garantir um futuro saudável para nossos jovens.

Ao contrário do que muitos acreditam, o líquido utilizado nos cigarros eletrônicos não é apenas vapor de água. É uma mistura de substâncias químicas, muitas que são altamente tóxicas e prejudiciais à saúde. E ainda há casos do que contém nicotina, que é altamente viciante, além disso, o sabor agradável muitas vezes mascara a presença de compostos tóxicos, criando uma ilusão de segurança.

Estudos científicos têm mostrado que o ato de inalar vapores químicos pode causar danos significativos aos pulmões. O uso contínuo de cigarros eletrônicos tem sido associado a condições como bronquite, inflamação pulmonar e até mesmo pneumonias graves. Além disso, o vapor liberado pelos dispositivos pode conter partículas ultrafinas que penetram profundamente nos pulmões, agravando ainda mais os problemas respiratórios. 

Estudo viário para mais segurança na trafegabilidade pela via TO-222 em Araguaína

Jorge Frederico também solicitou que seja feito um estudo de segurança viária na TO - 222, no perímetro urbano de Araguaína, com o objetivo de que sejam implantadas as medidas necessárias para se garantir mais segurança na trafegabilidade pela via. A TO-222, corta boa parte do perímetro urbano de Araguaína, o que torna próximo o fluxo de veículos pesados e pedestres.

Conscientização sobre Doenças Raras

O deputado também solicitou que o Estado intensifique as políticas públicas de conscientização e tratamento das doenças raras. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a doença que afeta até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1,3 para cada 2 mil pessoas. Na União Europeia, por exemplo, estima-se que 24 a 36 milhões de pessoas têm doenças raras. No Brasil há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras, segundo pesquisa da Interfarma.

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente existem no Brasil cerca de 240 serviços que oferecem ações de assistência e diagnóstico.  No entanto, por se tratarem de doenças raras, muitas vezes elas são diagnosticadas tardiamente. Além disso, os pacientes geralmente encontram dificuldades no acesso ao tratamento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento