09/02/2024 às 07h00min - Atualizada em 09/02/2024 às 07h00min

No Tocantins, mulher deixa o Maranhão para morar debaixo de lona com seis crianças



Alberto Rocha 

Maria Raimunda, 38 anos, e mais cinco crianças, vivem num abrigo improvisado feito de lona, na Vila Coí, no Distrito de Luzimangues, a 9 km de Palmas, a rica capital do Tocantins.

A família deixou Pequiá, MA, em busca de um futuro melhor no Tocantins. Ao chegarem em Luzimangues, Raimunda, os filhos e netos, montaram  um abrigo utilizando lona, pedaços de pau, taboca, tábuas, papelão, cobertores velhos, o mínimo necessário para escaparem da chuva, do frio e do sol.

O abrigo, de chão batido, mas que eles chamam de casa, tem 3 cômodos improvisados.  Durante o dia, o forte calor incomoda.  Quando chove, convivem com as goteiras. À noite, os moradores  ainda correm o risco de serem picados por cobra, insetos e  ratos, que sobem nos velhos colchões amarrados com cordas ou espalhados pelo chão. 

Debaixo da lona, a família divide sonhos e histórias. Raimunda, que é separada, cria, sozinha, dois filhos e 3 netos,  todos menores de idade.  Entre os filhos, está  M. F, 12 anos. A menina  sonha em ser médica. "Sou pobre, mas quero ser médica para ajudar minha família  e as outras pessoas", afirma a menina.

Mas, o abrigo de lona e as dificuldades não são os únicos desafios que dona Raimunda enfrenta diariamente.  Na casa, falta tudo, não existe banheiro. As necessidades fisiológicas são feitas no mato. A televisão  antiga adormece num canto à espera de um receptor. Na sala, um sofá rasgado; também, não tem mesa nem cadeiras.

A família sobrevive com a ajuda do CRAS, de vizinhos e irmãos da igreja. No quintal da casa, a família planta legumes.

Para ajudar a família a construir uma casa, amigos estão fazendo um bingo solidário no dia 31 de março, quando serão rifados 6 patos e uma leitoa de 22 quilos.  O valor do bingo é R$ 20,00.

Neste sábado, 10,  haverá mutirão para começar a construção da casa da dona Raimunda.  A obra precisa de tijolo, cimento, telha, ferro, areia fina,  manilha, todo material básico de construção.  Os interessados em ajudar  no bingo ou na construção da casa, podem ligar nos telefones (63) 992954794 - Pr. Edilson, 992883686 - Estêvão Rocha, 992016448 - Raimunda e 992009677 - Sr Miguel, pai da Raimunda.




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento