10/11/2023 às 07h59min - Atualizada em 10/11/2023 às 07h59min

Tocantins conquista 27 medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros 2023


 

Fechando a participação nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2023 a delegação do Tocantins conquistou mais três medalhas nessa quarta-feira, 8, sendo duas no Tênis de Mesa, pela estudante Layla Emanuelly Oliveira de Alencar, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, medalha de bronze na série prata, e Gabriel Arruda de Azevedo Dias, do Colégio Madre Clélia Merloni, de Palmas, bronze na série prata. A terceira medalha do dia foi conquistada pelo time de Handebol Masculino do Cemil Margarida Lemos, de Palmas, bronze na série bronze.

Com essas três conquistas, a delegação tocantinense garantiu 27 medalhas, entre ouro, prata e bronze, nas séries prata, bronze e cobre. Neste ano, a delegação do estado foi formada por 270 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes. Ao todo, os atletas tocantinenses participaram de 17 das 18 modalidades da competição: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Ciclismo, Judô, Natação (masculino e feminino), Tênis de mesa, Taekwondo, Karatê, Vôlei de Praia, Xadrez, Ginástica Rítmica, Basquetebol, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Voleibol (masculino e feminino) e Wrestling. Confira aqui as conquistas.

Ao todo, foram 13 dias de esporte, superação, emoção, medalhas, conquistas e derrotas, além do sentimento de missão cumprida dos estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, nos JEBs que é considerado o maior evento desportivo brasileiro escolar. Esta edição ocorreu em Brasília/DF, de 27 de outubro a 8 de novembro.

O Presidente do Comitê Organizador Estadual (COE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e chefe da Delegação tocantinense, Leonardo Bernardes, está orgulhoso da participação tocantinense.  “Obtivemos grandes feitos e resultados positivos na competição, esses resultados não se resumem somente em medalhas e troféus, mas também na troca de informações, experiências e a vivência única nesse ambiente saudável que só o esporte proporciona. Isso é muito importante para a formação integral dos nossos atletas/alunos, os momentos vividos em Brasília dentro e fora dos locais de competições nunca serão esquecidos. Agradeço a gestão estadual que, com bastante planejamento, seriedade e respeito, o desporto escolar está em uma crescente, melhorando os resultados a cada ano”, pontuou. 

Os estudantes-atletas que disputaram os JEBs 2023 foram classificados nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Seduc. A etapa classificatória ocorreu em julho, em Araguaína, e envolveu cerca de 1.200 atletas, de 136 escolas, divididas entre as unidades de ensino das redes municipais, estadual e particulares do Tocantins.

Classificação além das medalhas

Além das medalhas conquistadas, os tocantinenses também conseguiram uma boa classificação, ficando entre os dez melhores do país, como o Futsal Feminino da Escola Estadual Indígena Tekator, de Tocantinópolis, 5º lugar na série ouro, e o masculino do Centro Educacional Frei Antônio, de Tocantínia, 6º lugar na classificação geral.

Os estudantes-atletas Josiel dos Santos e Monik da Silva, do Colégio Estadual Elesbão Lima, de Dueré, ficaram com o 5⁰ lugar na série ouro, no Arremesso de Peso. E no Atletismo Adaptado, Isabella Cristinna Castro, da Escola Estadual Onesina Bandeira, de Miracema do Tocantins, conquistou o 5⁰ lugar no Salto em Distância.

No Badminton, a Dupla Mista, Pedro Lucas e Aquila, conquistou o 7° lugar e Aquila Jordana, ficou no 11° lugar e Flavia Souza Cunha Barbosa, em 14° lugar na série ouro.  No Voleibol, a equipe feminina do Colégio Uperimm, de Palmas, e a equipe masculina da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, de Cariri do Tocantins, ficaram na 16º posição na colocação final.

O time masculino do Cemil Professora Margarida Lemos Gonçalves ficou na 19º colocação final. No Handebol, as atletas do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, ficaram em 16º lugar.

Série Prata

Na série prata, o Vôlei de Praia Masculino da Escola Arte de Crescer, de Araguatins, e o Basquete Masculino da Escola Municipal Anne Frank, de Palmas, terminaram a competição em 7º lugar. No Badminton, a Dupla Masculina, Paulo Renato e Pedro Lucas, ficou em 3° lugar e a Dupla Feminina, Aquila e Flávia, em 2° lugar. No Tênis de Mesa, a estudante Layla Emanuelli Oliveira de Alencar, ficou em 3º lugar na série prata.

No Badminton, Paulo Renato garantiu o 5° lugar e Pedro Lucas terminou a competição em 5° lugar, mas na série bronze.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento