15/09/2023 às 07h00min - Atualizada em 15/09/2023 às 07h00min

Garota de 17 anos é a primeira indígena do Tocantins na história da natação


 

Para um estudante adolescente participar de uma competição nacional como os Jogos da Juventude (JE), que reúnem os melhores atletas do país, já é uma vitória. E para conquistar uma medalha, sendo uma atleta indígena, que participa pela primeira vez em sua modalidade, representando o Estado e seu povo, os obstáculos são ainda maiores: vencer os próprios limites e melhorar os índices. 

É nesse contexto que Mariana Brunsi Xerente, de 17 anos, estreia no JE na modalidade de natação. A aluna do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente - Cemix Warã, Aldeia Lajeado Kâ Topkuze, do povo Xerente, de Tocantínia, é também a primeira indígena tocantinense na natação dos Jogos da Juventude. 

Sem piscina na sua aldeia, ela aprendeu a nadar ainda criança nas águas dos rios e riachos que atravessam sua aldeia. Mariana foi revelada nos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) e conseguiu o índice no nado livre 100 metros para participar do evento nacional. 

Essa é também a primeira vez que Mariana viaja para fora do Estado. Para ela, tudo é novo e desafiador. "Como aprendi a nadar no rio, não tive tempo para me preparar melhor para a competição e adequar com as técnicas do nado antes de vir para São Paulo. É uma experiência ótima, uma oportunidade para conhecer outros lugares e fazer novas amizades", disse timidamente. 

Mariana Brunsi Xerente ficou em 4º lugar em sua série, com o tempo de 1,21s. A classificação geral será divulgada no boletim final dos Jogos Escolares. A equipe de natação tocantinense nos Jogos é composta por 12 atletas. 

Para o professor e técnico de natação da equipe do Tocantins nos Jogos, Eder Rabelo de Resende, a atleta indígena Mariana tem um talento natural. “Ela tem a vivência de nadar em rios, na aldeia onde vive, mas percebemos que é necessário melhorar a técnica para que ela possa mostrar todo seu potencial, pois o nado na piscina e no rio é diferente”, ressaltou. 

A rede estadual do Tocantins conta com 95 escolas indígenas e suas extensões e quase 6 mil estudantes matriculados. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90