O governador em exercício Laurez Moreira (PSD) deve aproveitar o Dia do Professor, nesta quarta-feira (15/10), para anunciar o envio do projeto do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação à Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O anúncio será feito durante uma reunião no Palácio Araguaia, em Palmas, às 9 horas, com a participação de professores da rede estadual.
A medida ocorre após forte pressão da categoria, que realizou duas manifestações somente neste mês de outubro para cobrar o envio do projeto. Outra mobilização, convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), estava marcada justamente para o Dia do Professor, em Palmas.
Na capital, os professores ainda continuam recebendo o piso salarial de 2023 e reivindicam a implementação dos valores referentes a 2024 e 2025, além do pagamento das data-bases.
O novo PCCR da Educação pretende atualizar e reorganizar a carreira dos docentes e demais servidores da Educação, adequando salários, progressões e garantindo benefícios mais estruturados para os profissionais da área.
Atualmente, a rede estadual conta com 8.285 servidores concursados, sendo 3.685 professores em estágio probatório e 4.600 efetivos estabilizados. Além disso, a categoria inclui 6.533 servidores inativos aposentados por paridade, compondo o quadro completo de trabalhadores da Educação no Tocantins.