A seleção dos estudantes é feita por meio de um concurso de redação. O tema de 2023 é Saúde mental nas escolas públicas. Os inscritos passarão por duas etapas de seleção, uma estadual e uma do Senado, que neste ano acontecem nos dias 31 de maio e 12 de junho, respectivamente.
Seleção
Para participar, é necessário estar matriculado na rede estadual de ensino, ter, no máximo, 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023, além de disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, na Capital Federal.
Na etapa estadual, a escola escolhe a melhor redação e, depois, a Seduc define as três melhores. Dessas, uma será selecionada pelo Senado. O autor ou a autora da redação escolhida se torna um jovem senador ou senadora, representando o Tocantins.
Legislatura
O trabalho dos jovens senadores simula a atuação dos senadores da República, podendo inclusive apresentar sugestões de projetos. A legislatura tem quatro dias de duração, começa com a posse e a eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Regulamento, folha de redação e ficha de inscrição estão disponíveis no site do projeto.
Jovem senadora 2022
Em 2022, a estudante Mara Daniella Rocha Cardoso, de Palmeirópolis, foi a vencedora do concurso Jovem Senador, representando o Tocantins. Mara Daniella cursa a 3ª série do ensino médio, no Colégio Estadual Professora Oneides Rosa Moura, e escreveu sobre os movimentos negros no período da independência do Brasil.
Calendário
Etapa escolar
Inscrições – 8 de fevereiro a 5 de maio de 2023
Seleção da etapa estadual
31 de maio de 2023
Seleção da etapa Senado
12 de junho de 2023
Anúncio dos vencedores
Até 15 de junho de 2023
Semana de Vivência Legislativa
21 a 25 de agosto de 2023