21/10/2022 às 08h04min - Atualizada em 21/10/2022 às 08h04min

Conselho do Turismo de Araguaína retoma atividades dentro do Plano Municipal


O terceiro encontro do Plano Municipal de Turismo de Araguaína, realizado nessa quarta-feira, 19, no auditório da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), marcou o retorno das atividades e a nomeação de novos membros do Comtur (Conselho Municipal do Turismo).

Fazem parte do conselho a Aciara, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sindicato Rural de Araguaína, UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins), Abrasel (Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes), além das secretarias de Esporte, Cultura e Lazer e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Araguaína.

“O conselho tem papel fundamental no desenvolvimento e execução do Plano Municipal por facilitar a gestão, a captação de recursos ou até mesmo as doações de pessoas que querem investir no turismo da nossa cidade”, destacou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas.

Agentes turísticos
O encontro ainda teve como objetivo definir os territórios, agentes, produtos e estratégias para o desenvolvimento da atividade turística na cidade, além da discussão sobre os “Agentes de Roteiros Turísticos”, que trata sobre profissionais que formarão uma rede de apoio aos gestores municipais dentro dos seus territórios, fomentando assim a governança do segmento local.

O objetivo é obter novos circuitos, roteiros ou produtos turísticos estimulando a participação da iniciativa privada e consequentemente gerando mais empregos e movimentando a economia.

Garimpinho
O Garimpinho, povoado às margens do Rio Araguaia, localizado a 145 km de Araguaína, foi delimitado como principal roteiro turístico ecológico e de aventura do Município. “O Garimpinho não se limita apenas ao período de praias, é uma região muito rica de atividades como a pesca esportiva, bares e restaurantes com comidas típicas da gastronomia local, por isso vamos alavancar o turismo ali”, reforçou o secretário.

Essa expectativa também é de quem investe na região, como a Mariene Coelho, 40 anos, proprietária de uma pousada no Garimpinho. Ela cita o aumento do turismo na região após investimentos do Município. “Tivemos uma grande movimentação nos meses de julho e agosto deste ano e sabemos que vai melhorar ainda mais. Agradecer a Prefeitura de Araguaína pelo empenho em promover o crescimento local”.

Plano de Turismo
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Sebrae. A primeira etapa foi a elaboração do Inventário do Turismo que mapeou os principais pontos e estruturas do setor turístico no município, como hotéis, espaços de alimentação e de lazer.

A segunda etapa trouxe a sistematização e institucionalização dos processos por meio do sistema de informações para mensurar o fluxo de visitantes e avanços obtidos, implantação de um portal voltado tanto para quem pretende conhecer os lugares, cultura, culinária, artesanato ou investir na cidade.
 
Investimentos
Além do Plano Municipal do Turismo, a Prefeitura tem investido no desenvolvimento do segmento com várias obras, como a Via Lago e o Eco Parque Cimba, já construídos. A modernização do Aeroporto Regional de Araguaína, a reforma e ampliação do Espaço Cultural e a construção dos centros de Canoagem e de Convenções que também fortalecerão o turismo regional.
 
Neste ano, também foram realizados eventos como o São João do Cerrado, Corrida do Trabalhador e uma programação musical e cultural no Garimpinho, além do Torneio de Pesca Esportiva, Festival Gastronômico, 1º Desafio de Mountain Bike e capacitações aos moradores do povoado por meio do Projeto de Ecoturismo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90