O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, vai enviar um projeto de lei à Câmara de Vereadores para ampliar o efetivo da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) em 20 vagas, passando de 40 para 60 guardas.
Caso o legislativo aprove o projeto, serão convocados 60 aprovados no cadastro reserva do concurso municipal para o curso de formação, que vão compor as novas vagas e parte do efetivo já existente.
De acordo com a programação, as aulas serão iniciadas neste semestre com previsão de formatura no primeiro semestre do próximo ano, e o curso será organizado pela prefeitura com aulas ministradas na sede da GMA.
“A cidade está crescendo e os problemas de segurança crescem junto, por isso vamos ampliar para 60 guardas, que é a quantidade possível por lei. Vamos continuar investindo em segurança”, afirmou o prefeito Wagner.
Patrulhamento na rua
A principal função do órgão é atuar na proteção da população que usa bens, instalações e serviços municipais, além de proteger o patrimônio público. O número de emergência 153, da GMA, também pode ser acionado para atuar na prevenção da violência, auxiliar na pacificação de conflitos e outras demandas referentes à segurança pública.
A GMA está operando na cidade desde o dia 6 de julho de 2021 e recebeu sede própria no dia 7 de dezembro do mesmo ano. O prédio entregue pela prefeitura fica no antigo Tiro de Guerra e foi totalmente reconstruído, seguindo normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal. No local, na Rua José de Alencar, no Setor Tecnorte, funcionam os atendimentos pelo número de emergência 153, setor administrativo, alojamentos e estacionamento das viaturas.
No primeiro semestre deste ano, a GMA recuperou oito veículos roubados ou furtados, entre as 214 ações realizadas, que são prisões, atendimentos em acidentes de trânsito, apoio aos órgãos públicos e outras ocorrências.
Concurso público
O concurso público foi realizado em março de 2020. Os 40 mais bem colocados para a GMA iniciaram o curso de formação no dia 18 de setembro de 2020 e tiveram formatura já em dezembro do mesmo ano. Foram 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados.
As disciplinas ministradas durante o curso vão desde legislação, curso de armamento, técnicas de tiro, abordagem operacional, até sobrevivência em campo que totalizam 47 disciplinas.