17/08/2022 às 18h22min - Atualizada em 17/08/2022 às 18h22min

Araguaína é a primeira cidade no Brasil a aderir à nova plataforma federal Cidades Gov.Br


 

Dentre os 5.570 municípios brasileiros, Araguaína foi o primeiro a fazer a adesão oficial à nova plataforma Cidades Gov.Br do Governo Federal. A assinatura da parceria foi feita no lançamento oficial do serviço nessa terça-feira (16), em Brasília, e contou com a participação do secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, Fabiano Souza.

Ainda no início de 2020, Araguaína foi a primeira cidade no País a colocar a lista de serviços municipais dentro da atual plataforma Gov.Br. Desde então, o Município iniciou os processos para adesão definitiva ao serviço. O prefeito Wagner Rodrigues destacou o suporte técnico recebido pela gestão pelo Serpro, empresa pública de tecnologia da informação.

“Esse apoio do Governo Federal foi fundamental para podermos implantar a governança digital, que já recebe grandes investimentos da Prefeitura. Nossa meta é observar a gestão pública com os olhos do cidadão e aderir aos recursos que facilitem o acesso aos serviços públicos”, informou Wagner.

Com o cumprimento de todas as etapas da adesão, a Prefeitura iniciará o processo de migração dos atuais serviços ofertados no site institucional para a plataforma Cidades Gov.Br. Para os cidadãos, os acessos devem estar disponíveis até o final deste ano.

Comodidade e facilidade para a população

Cidades Gov.Br é uma aplicação desenvolvida para potencializar a disponibilização de serviços online ao cidadão e ferramentas de apoio à gestão dos municípios brasileiros. A proposta é dar mais comodidade à população com diversos serviços que podem ser acessados pelo celular.

Durante o discurso no lançamento da plataforma em Brasília, o secretário Fabiano ressaltou que o contato do cidadão com os poderes públicos acontece essencialmente nos municípios e que Araguaína sempre teve essa percepção.

“E no final das contas, o que importa é o cidadão ter acesso ao serviço. Na nossa visão, uma plataforma única como o Cidades Gov.Br é o ideal, porque ter muitos sites diferentes para cada serviço gera uma bagunça na cabeça do cidadão. Tornar o acesso mais simples é o foco”, reforçou o secretário.

Acesso único

Para conferir mais facilidade e segurança, o acesso aos serviços municipais e federais no Cidades Gov.Br será simplificado e com o login único pela atual plataforma. O projeto é uma parceria do Serpro com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia.

 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento