16/03/2022 às 13h27min - Atualizada em 16/03/2022 às 13h27min

Boas práticas do Governo do Tocantins contribuem com a redução de impactos das mudanças climáticas


Foto: Divulgação
 
Nesta quarta-feira, 16, Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, o incentivo às boas práticas para contribuição com a redução de impactos das mudanças climáticas chama a atenção para a importância de ações simples, que podem ser adotadas no cotidiano do ambiente onde se encontram a população, nas organizações e empresas.

Nesse sentido, o Governo do Tocantins, por meio do Ecotime do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), desenvolve ações e propõe melhorias que contam com o envolvimento dos servidores, promovem o bem-estar coletivo e geram contribuições ambientais. As ações do grupo compõem a Agenda Ambiental do Naturatins (A2N) em consonância com o programa nacional A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

“Formado por servidores voluntários, além de ações ambientais educativas, o Ecotime busca fortalecer a sensibilização sobre a importância da adoção de práticas simples, mas que contribuem muito com a redução do consumo de recursos naturais e com o meio ambiente. Um propósito relevante é o despertar do senso de pertencimento do servidor através do seu envolvimento, oportunidade em que percebe o quanto é gratificante fazer parte da construção do bem-estar coletivo e os benefícios da convivência em grupo”, destaca Ana Cláudia Rodrigues de Sena, técnica ambiental do Naturatins.

 Nilza Verônica Amaral, arquiteta do Instituto, pontua as ações e melhorias recentes. “Na última semana tivemos uma programação diária, aberta para todos e todas, sob o tema ‘A mulher e seu compromisso com o ambiente’, que promoveu conhecimento, a convivência em grupo e o fortalecimento do trabalho em equipe. Neste ano, daremos continuidade a campanha de incentivo ao abandono do uso de copos descartáveis. Uma grande conquista foi a instalação de sensores na iluminação das escadas, para redução do consumo de energia e com o retorno presencial recebemos mais livros que já estão disponíveis em nossa Geladeiroteca de incentivo à leitura”, conta.

 Outra integrante do Ecotime Naturatins, Rosilene de Cássia Reis, fala da importância do Plano de Trabalho da A2N, que contempla os eixos da A3P. “O Plano é um mecanismo de direcionamento dos trabalhos do grupo, que reúne as propostas de continuidade das ações, campanhas, projetos e iniciativas em andamento, que inspiram novas ideias ou temas que demandam atenção. Os resultados envolvem desde a questão ambiental, melhorias na estrutura física, ao bem-estar dos servidores e dos visitantes de forma coletiva. Esse é um grupo de servidores voluntários que se organizam com apoio do Instituto, para promover ações simples que se tornam um trabalho grandioso e se somam a outras contribuições no âmbito de um programa federal”, esclarece.   

No Ecotime, a gerente de Recursos Humanos Suzan Milhomem, enfatiza que a valorização dos servidores e colaboradores do órgão é um eixo que tem atenção especial. “Neste ano, observamos ações como a do servidor que colocou recipientes para reunir tampinhas destinadas à doação ao Hospital do Amor e do estagiário que realiza um trabalho lindo para aproveitamento de garrafas de vidros. Iniciativas que foram prestigiadas pelos colegas e pelo público com ampla divulgação e receberam destaque na imprensa. São boas práticas que vão além das dependências do órgão e inspiram mais pessoas”, avalia a gerente.

Também na composição do grupo, Vanessa Braz, gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, reitera que a aprovação do projeto de eficiência energética, em fevereiro deste ano, eleva a contribuição do órgão. “Esse projeto contempla a substituição da iluminação dos prédios antigos do Naturatins, por lâmpadas LED [do inglês Light Emitting Diode, que significa Diodo Emissor de Luz], bem como a troca dos equipamentos de ar condicionado por modelos econômicos. Deste modo, através da economia no consumo de energia, o Naturatins amplia sua contribuição ambiental para a redução dos impactos das mudanças climáticas e auxilia o desenvolvimento sustentável do Estado”, ressalta Vanessa Braz. 

 Legislação

O Dia Nacional sobre as Mudanças Climáticas foi instituído pela Lei nº 12.533/2011, que dedica a data de 16 de março a mais um momento de atenção das escolas à promoção de ações, eventos e mobilizações relacionadas às medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros.

A data se tornou inspiração para a cooperação de diversos segmentos em prol da necessidade de mudança de hábitos e adoção de boas práticas que podem contribuir com a redução dos impactos das mudanças climáticas. As medidas que podem ser adotadas estão previstas na Lei 9.795/1999 da Política Nacional de Educação Ambiental.

Boas Práticas 

Entre outras medidas, a adoção de práticas simples se soma a outras contribuições, como, evitar o uso de descartáveis plásticos; a redução do consumo, a reciclagem e reutilização de objetos; evitar a queima de lixo e queimadas na vegetação; evitar desperdícios de recursos naturais, água, energia e alimentos; dar preferência a produtos e serviços locais, especialmente com certificação de origem e empresas amigas do meio ambiente; e sempre que possível, optar pela bicicleta para um deslocamento saudável.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento