06/07/2021 às 14h08min - Atualizada em 06/07/2021 às 14h08min

Mais de R$ 300 mil estão disponíveis para premiar empresas e microempresas que tenham projetos inovadores que objetivam o desenvolvimento da Região Amazônica


Foto: Divulgação
 
Interessados em participar dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, edição 2020/2021, têm até o dia 19 de setembro para se inscreverem. Podem participar empresas e microempresas que tenham projetos inéditos e inovadores relacionados ao desenvolvimento da região Amazônica. As premiações são realizadas em edições anuais e de forma itinerante nos estados que integram a Amazônia Legal, tais como: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O Governo do Tocantins, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), apoia a iniciativa e incentiva a participação dos tocantinenses nessa disputa.

O prêmio prevê um investimento de mais de R$ 300 mil, valor que irá contemplar sete propostas. O recurso é oriundo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

A seleção dos projetos será feita pela Comissão de Avaliação Técnica e Comissão Julgadora, que irá avaliar a viabilidade técnica e econômica para assegurar a implementação do projeto em até dois anos. Serão observados ainda os resultados e os impactos esperados, como o potencial de melhoria da qualidade de vida tendo por foco a geração de emprego e renda. Serão consideradas as diretrizes políticas de sustentabilidade, integração e desenvolvimento regional. A proposta ainda deve ter clareza e originalidade. O julgamento dos premiados ocorrerá no dia 26 de junho de 2021.

Prêmio Professor Samuel Benchimol                                                                                             

Esta premiação tem por objetivo a busca por iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia, além de desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Está dividido em duas categorias: a primeira beneficia trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. A segunda categoria homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica. Nessa edição, terá uma premiação temática, denominada Iniciativas para mitigação dos efeitos da Covid-19 na Amazônia.

Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente                                       

Este prêmio contempla duas naturezas: a primeira cujo objetivo é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL). A segunda categoria de premiação é honorífica, abrangendo duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer).

Interessados podem obter mais informações no regulamento disponível no site http://www.amazonia.ibict.br.
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90