21/06/2021 às 13h58min - Atualizada em 21/06/2021 às 13h58min

Semana do Meio Ambiente de Araguaína inicia nesta segunda feira, 21


Foto: Divulgação
 
A Prefeitura de Araguaína realizará várias atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente, desta segunda até sexta-feira, 21 a 25. Neste ano, muitas das ações serão de maneira digital para evitar a contaminação comunitária da covid-19. Haverá também trabalho de recuperação e preservação da vida do Lago Azul.
 
A abertura, na segunda-feira, 21, às 8 horas, será na Via Lago. Haverá revitalização de nascente local com plantio de mudas, paisagismo verde e conscientização comunitária. A partir das 14 horas, técnicos do Município farão um webinar com quatro palestras diferentes: Preservação do Meio Ambiente e um novo olhar sobre o lixo; Aproveitamento de resíduos, um reflexo da preservação; Queimadas controladas e protocolos sustentáveis; e Agroecologia, possibilidades ecológicas contemporâneas. O acesso será pelo link https://meet.google.com/jab-zdcb-npte e tem limite de 100 pessoas.
 
Na sequência do evento, serão soltos alevinos no Lago Azul, na terça-feira, 22, às 8 horas. A ação faz parte também do Projeto Lago Vivo, que busca a recuperação e a aproximação da população à região. Dentre outros meios para alcançar esses objetivos está a introdução de 200 mil novos alevinos de espécies nativas que estavam extintas e regulamentação da pesca esportiva. Pela tarde, às 14 horas, a Creche Cora Coralina, no Setor Costa Esmeralda, receberá uma oficina de recicláveis.
 
Noite artística

Um Sarau Ambiental on-line será realizado na quarta-feira, 23, transmitido pelas mídias sociais, tendo como cenário o Eco Parque Cimba. Com inicío às 17 horas, artistas regionais se apresentarão com voz e violão, e às 18 horas os estudantes da rede municipal e comunidade em geral realizarão o Cultura ao ar livre, com música, dança, teatro e poesia.
 
Cidade de todos

Já na quinta-feira, 24, às 7 horas, os técnicos do Meio Ambiente retornarão ao Lago Azul para uma ação de limpeza e retirada de lixo. “Além da preservação, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados sobre uma cidade que é dela. As pessoas precisam entender que o bem é público e todos devem ajudar a cuidar”, informou o diretor Jhenmerson Rodrigues.
 
Premiando exemplos

Encerrando a programação, na sexta-feira, 25, às 15 horas, a Prefeitura lançará o Concurso Cidade verde, cidade viva. O objetivo é premiar os moradores que buscarem o paisagismo sustentável e o reaproveitamento de material na sua elaboração, além da limpeza comunitária próxima da residência. Quatro setores foram escolhidos para participar: Costa Esmeralda, Vila Azul, Construindo Sonhos e Lago Azul.  


Programação

Dia 21 (segunda-feira)
8h – Revitalização de nascente com plantio de mudas, paisagismo verde e conscientização comunitária (Orla da Via Lago);
14h30 – Palestra on-line: Preservação do Meio Ambiente e um novo olhar sobre o lixo – reciclar é cuidar, pela analista ambiental Carolina da Silva;
15h – Palestra on-line: Aproveitamento de resíduos, um reflexo da preservação, pela engenheira ambiental Julianne Cutrim Nazareno;
15h30 – Palestra on-line: Queimadas Controladas e protocolos sustentáveis, pela cientista ambiental Luísa Medeiros Rodrigues;
16h – Agroecologia, possibilidades ecológicas contemporâneas, pelo biólogo Aníbal Souza Neto.
 
Dia 22 (terça-feira)
8h – Soltura de alevinos para o repovoamento do Lago Azul (Orla da Via Lago);
14h – Oficina com recicláveis (Creche Cora Coralina, Setor Costa Esmeralda).
 
Dia 23 (quarta-feira)
17h – Sarau Ambiental no Eco Parque Cimba com transmissão nas mídias sociais.
 
Dia 24 (quinta-feira)

7h – Limpeza e retirada de lixo do Lago Azul.
 
Dia 25 (sexta-feira)
15h – Lançamento do concurso Cidade verde, cidade viva (Gabinete da Prefeitura, Setor Anhanguera).
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento