11/07/2024 às 07h00min - Atualizada em 11/07/2024 às 07h00min
Prefeitura abandona balneário e tira dos mais carentes o direito ao lazer
Um dos mais tradicionais balneários de Araguaína, o Jacuba, está entregue às traças. O visível abandono já se arrasta por mais de um ano, deixando a população mais carente da cidade sem opção de lazer.
Até agora, a população de Araguaína não entendeu os motivos que levaram a Prefeitura a abandonar ou fechar o único espaço de banho aberto ao público, especialmente do mais carente. O que se sabe é que a água do Jacuba, que diminuía o calor da população, parou.
Não houve nenhum aviso público sobre o fechamento ou o abandono do balneário Jacuba, que, hoje, fica praticamente dentro da cidade. O que se sabe até agora é que, onde corria a água do córrego Jacuba, só tem capim, sujeira e muita lama, além de entulho e móveis amontoados.
Curiosamente, o espaço que apodrece ao relento, parou de receber as pessoas logo após o funcionamento de um condomínio de luxo, de alto padrão aquisitivo, que fica ao lado do balneário.
Para os milhares de frequentadores do Jacuba, como é maís conhecido, a Prefeitura deve uma explicação sobre o abandono do único espaço aberto ao público. "Quem tem dinheiro vai para as chácaras ou praias. Agora, o pobre, que anda de bicicleta, de moto, de carro velho ou a pé, fica em casa, dentro do muro, esperando o calor passar, pois o único lugar que a gente tinha a Prefeitura fechou", desabafa o vendedor Mauro Dias.
O espaço segue aberto para qualquer esclarecimento sobre o assunto.