01/07/2020 às 08h32min - Atualizada em 01/07/2020 às 08h32min
TAF do concurso da Guarda Municipal de Araguaína pode não acontecer; candidato entrou na justiça contra a realização da prova
Foto: Divulgação Uma dúvida ronda parte dos candidatos convocados para o TAF – Teste de Aptidão Física do concurso da Guarda Municipal de Araguaína, marcado para acontecer no próximo final de semana, no sábado,4, e domingo,5.
Um candidato, representado pelo advogado Agnaldo Bastos, entrou com uma AÇÃO POPULAR, COM OBRIGAÇÃO DE FAZER COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA EM CARÁTER DE URGÊNCIA, para suspender temporariamente a realização da prova. A ação está no Juízo da Vara de Efeitos da Fazenda e Registros Públicos da Comarca de Araguaína.
Na ação, o advogado justifica o pedido: “em virtude à Pandemia de COVID-19, é necessário a sua suspensão temporária, para que a situação se normalize, ou pelo menos haja redução dos riscos tendo em vista a situação em que se encontra à exposição do risco a saúde dos candidatos, inclusive do cidadão autor da presente ação popular que é candidato regularmente inscrito neste certame e foi convocado para o TAF”.
Na petição, o advogado diz ainda que o Município está sendo incoerente ao realizar a prova. “O próprio município está sendo incoerente com as medidas tomadas, ao se fixar a realização da etapa de Teste de Aptidão Física no momento de pandemia, onde diversos estados e municípios suspenderam a realização das etapas de seus concursos, visando diminuir a circulação de pessoas, tendo em vista que não são apenas os candidatos daquela localidade que participam, mas sim de diversas cidades, o que põe em risco um número alto de contaminação de pessoas”.
Também, o uso de máscara na realização do TAF foi questionado. O advogado chega a citar recomendação da própria Organização Mundial da Saúde - OMS, que não recomenda o uso de máscara para a prática de exercícios. “Mesmo que a banca examinadora estabeleça em seu edital de convocação o uso obrigatório de máscaras, sabe-se que seu uso durante a realização de um exercício físico torna a respiração mais desconfortável, pelo qual o suor pode molhar a máscara, deixando-a mais pesada, dificultando, ainda mais a captação do ar e promovendo o crescimento de vírus e bactérias, conforme dispõe estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde)”.
Coronavírus
Araguaína, com cerca de 200 mil habitantes, lidera o ranking estadual de coronavírus; a cidade já ultrapassou mais de 3 mil casos de covid-19. Várias medidas já foram adotadas para tentar impedir o avanço da doença, incluindo lockdown, mas a doença só aumenta no Município.
O concurso
O Concurso da Guada Municipal de Araguaína é realizado pela banca Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro - IDIB. Para o TAF, foram convocados 274 candidatos, que serão divididos em turmas, no sábado, 4, e domingo, 5.