Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) lançou uma campanha publicitária com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da denúncia e da proteção de crianças e adolescentes.
A campanha, que conta com a adesão de diversas emissoras de TV de todo o Estado, veicula um vídeo de 30 segundos com alertas sobre os sinais de abuso. O material também orienta sobre como realizar denúncias pelo Disque 127, do Ministério Público, e o Disque 100 (Direitos Humanos).
Dentre as emissoras parceiras estão TV Anhanguera (Globo), TV Jovem (Record), TV Norte Tocantins (SBT), Unitins TV, TV Assembleia, Band Gurupi e Band Araguaína.
Além da veiculação na TV, o MPTO também direcionou o spot de rádio para emissoras comerciais e comunitárias de todo o Estado. O Município de Palmas também uniu-se à iniciativa, contribuindo com a produção de outdoors e busdoors.
Para ampliar ainda mais o alcance da campanha, o MPTO utilizou suas redes sociais para divulgar as mensagens de conscientização.
"Ao aderir a esta campanha de conscientização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, as emissoras de TV, rádios e mídia exterior estão se unindo a uma nobre causa e amplificando nossa mensagem para todos os cantos do Tocantins. Esta é uma luta que não pode ser travada sozinha. Precisamos do engajamento e apoio da sociedade como um todo para proteger nossas crianças e adolescentes”, declarou o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, ao ressaltar a responsabilidade social de todos em torno do tema.
Números alarmantes Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, apenas nos quatro primeiros meses de 2023, a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente em nosso país.