11/03/2024 às 07h42min - Atualizada em 11/03/2024 às 07h42min

Proposta de lei prevê 'licença menstrual' para servidoras do estado


 

Foi protocolado na Assembleia Legislativa do Tocantins um projeto de lei que prevê uma licença menstrual para servidoras do estado. No documento é descrito que as mulheres que tiverem sintomas graves relacionados ao fluxo menstrual poderão tirar uma licença de até três dias consecutivos.

A proposta ainda será votada pelas comissões e plenário. O projeto propõe que o afastamento seja liberado após comprovação dos sintomas por meio de laudo médico. Segundo o texto, a licença deve ser remunerada.

O documento foi protocolado na última sexta-feira (8) pela deputada estadual Vanda Monteiro (UB). Ao justificar a necessidade do projeto, a deputada cita que muitas mulheres são negligenciadas durante o ciclo menstrual.

"Essas mulheres são incompreendidas em sua dor e condição de sofrimento, sendo até mesmo negligenciadas pela medicina. Muitas mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que interferem em sua rotina pessoal e profissional". (G1 Tocantins).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento