05/02/2024 às 08h46min - Atualizada em 05/02/2024 às 08h46min

Tocantins tem mais igrejas e templos do que escolas e hospitais juntos; confira


 

O Tocantins tem mais estabelecimentos religiosos do que a soma total de instituições de ensino e de saúde, segundo os novos dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A situação também se repete em todo o Brasil, com 579.798 estabelecimentos religiosos, 264.445 instituições de ensino e 247.510 estabelecimentos de saúde.

O Censo entende como estabelecimento religioso igrejas, templos, sinagogas e terreiros, por exemplo, de todas as religiões.

Números do Tocantins

  • 5.151 estabelecimentos religiosos
  • 2.351 instituições de ensino
  • 1.865 estabelecimentos de saúde

Essa foi a primeira vez que o IBGE divulgou as coordenadas geográficas de todas as espécies de endereços do país, coletadas durante o Censo 2022 e detalhadas por municípios.

O Censo 2022 registrou 111,1 milhões de coordenadas, que localizam várias espécies (finalidades de uso) de endereços, das quais 81,5% (ou 90,6 milhões) são domicílios particulares e 0,1% (ou 104,5 mil) são domicílios coletivos.

A partir de agora, os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. Outro uso possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

As coordenadas dos endereços podem ser utilizadas juntamente a outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). “Através de filtros espaciais, conseguimos saber quantos domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis, bem como os estabelecimentos de outras finalidades, como os de saúde e edificações em construção também”, explica o gerente do Cadastro de Endereços do IBGE, Eduardo Baptista.

As coordenadas geográficas podem ser consultadas por espécie de endereço. “Temos a latitude, a longitude e o código da espécie, ou seja, a finalidade de uso de endereço. Assim, o usuário vai saber se aquele ponto representado é um domicílio particular ou coletivo, se é um estabelecimento agropecuário, de saúde ou de ensino”, detalha Eduardo. As coordenadas geográficas já podem ser visualizadas na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento