Foi lançado nesta quarta-feira (13) o edital do vestibular unificado 2024/1 do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Nesta edição, são ofertadas 2.983 vagas divididas entre cursos técnicos (ensino médio) e de graduação (ensino superior).
As vagas estão distribuídas entre cursos técnicos integrados ao ensino médio (29 cursos), técnicos concomitantes ao ensino médio (2 cursos), técnicos subsequentes ao ensino médio (4 cursos) e de graduação (36 cursos). As cidades participantes são Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Lagoa da Confusão, Palmas, Pedro Afonso, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
A grande novidade neste vestibular é a oferta do curso de Medicina Veterinária no Campus de Araguatins, o primeiro da região do Bico do Papagaio. O quadro de cursos e a distribuição de vagas está disponível no anexo XV do edital.
As pessoas interessadas em concorrer a uma dessas vagas podem realizar sua inscrição de 18 de setembro a 26 de outubro. A confirmação é feita com o pagamento de uma taxa, que é de R$ 20 para os cursos técnicos e R$ 40 para os cursos de graduação.
Pessoas que estudaram integralmente em escola pública ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares e que possuam renda familiar de um salário mínimo e meio por membro da família podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição. As instruções para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição estão descritas no item 9 do edital.
PROVAS
A prova para os cursos de graduação terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação. Já o exame para os cursos técnicos concomitantes e cursos técnicos integrados ao ensino médio terá 40 questões de múltipla escolha. Em ambos os casos, a aplicação está prevista para 19 de novembro deste ano.
O resultado final do vestibular unificado deve ser divulgado em 20 de dezembro de 2023.