A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) vai disponibilizar, a partir desta sexta- feira, 1º de setembro, o contracheque com QR Code, por meio do Portal da Aleto. Com o propósito de oferecer aos servidores do Parlamento um acesso mais seguro aos contracheques e também modernizar a gestão, a Diretoria de Pessoal solicitou a implementação do dispositivo, que foi desenvolvido pela Diretoria de Área de Tecnologia da Informação como parte do plano de melhoria da infraestrutura de tecnologia da gestão eletrônica.
Com a implementação do dispositivo, todos os contracheques passam a conter em seu rodapé um endereço eletrônico e um QR Code que possibilita a rápida verificação de sua autenticidade.
De acordo com o diretor de Pessoal da Assembleia, Regismarques Soares Camarço, o recurso, que poderá ser acessado no link do Portal da Aleto, é seguro e eficiente e pretende evitar fraldes, visto que permite ao usuário verificar seu contracheque de modo mais prático.
Para o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Aleto, Álvaro Prestes, a verificação de autenticidade de documentos eletrônicos é de extrema necessidade para evitar manipulação de informações.
“Mesmo quando impressos, todo documento eletrônico deve dispor de mecanismos que permitam a verificação de autenticidade e integridade, sem abrir mão da segurança e proteção dos dados, quanto mais simples e prático for este dispositivo, melhor”, destacou Prestes.
O diretor de Desenvolvimento de Sistemas explicou que o processo de verificação é simples. O servidor precisa estar com uma cópia do contracheque, para fazer a leitura do QR Code e iniciar o processo de verificação, em seguida o usuário será encaminhado para a página do site da Casa de Leis, onde serão exibidos os campos já com chave de acesso ao contracheque preenchidos.
“Para avançar na verificação, o usuário deve complementar as informações fornecendo o código verificador disponível ao lado da imagem e clicar no botão verificar, assim estando corretas as informações, o sistema irá exibir um resumo do documento no qual constam a identificação do servidor e os rendimentos", ressaltou Álvaro.