18/08/2023 às 17h38min - Atualizada em 18/08/2023 às 17h38min

Governo do Tocantins celebra protagonismo e inclusão no programa Oportunidade Jovem


 

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - Núcleo Regional do Tocantins, por meio do programa Oportunidade Jovem, contempla centenas de jovens acadêmicos de todo o Estado, levando oportunidade e conhecimento.

Celebrando o Dia do Estagiário, nesta sexta-feira, 18, o Estado comemora também os resultados alcançados com as ações realizadas. Com o programa Oportunidade Jovem, 1.807 estudantes já foram contemplados e possuem mais espaço para apontar novos rumos para o crescimento do Tocantins, tendo como índice 391 estagiários efetivados pelo Governo após finalizar o estágio; 130 estagiários efetivados por outras empresas após finalizar o contrato com o Governo; e, também, índice de 20% de efetivação dos estagiários.

A coordenadora da Superintendência de Benefícios e Atendimento ao Cidadão (Suben), Gabrielle Vieira, relata que tão importante quanto reconhecer e valorizar os estagiários como profissionais, é lembrar que eles ainda são moldáveis, buscam inspiração e orientação, e querem encontrar chances de crescimento. “Em primeiro lugar, empatia e respeito por quem está começando”, frisa Gabrielle.

Inclusão

Em constante modificação de suas normativas empregatícias, a Secretaria de Estado da Administração, por meio do compromisso com a inclusão, reconhecimento da importância da diversidade no ambiente de trabalho e na crença que todos os indivíduos têm habilidades únicas a contribuir, recentemente passou a incluir a seleção de Pessoas com Deficiência (PCD) e pessoas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como é o caso do estagiário Lucas Daniel, portador do Espectro Autista e acadêmico do 3° período de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Lucas Daniel é lotado no setor de Tecnologia da Informação da Secad. “As pessoas do setor onde estagio são bem compreensivas e dispostas a ajudar, isso é algo excelente”, ressalta o estagiário.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, enfatiza que a presença de um estagiário com Espectro Autista na Secad enriquece a diversidade da equipe, promovendo inclusão e sensibilização. "Suas perspectivas únicas estimulam a criatividade e demonstram o valor da igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. A Secad sempre estará aberta à inclusão", ressaltou o secretário.

Programa de Estágio

O programa Oportunidade Jovem é uma iniciativa do Governo do Tocantins que cria oportunidades e valoriza a capacidade única de cada jovem que terá acesso ao emprego; antes de tudo, o reconhecimento do talento daqueles que optaram por uma vocação e que, com o Programa, terão espaço para, não apenas colocar em prática suas habilidades, mas apontar novos rumos para o crescimento do Tocantins.

O estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho que visa à preparação do estudante para o mundo profissional. Tem sua importância na integração dos processos educativos e na formação do estudo, de modo que prepare para as atividades profissionais, valorizando a função social da parte concedente do estágio.

Podem participar do programa jovens a partir de 16 anos de idade, regularmente matriculados em instituições de ensino públicas e privadas legalmente autorizadas, reconhecidas ou credenciadas, com frequência efetiva nos cursos de nível médio, técnico e superior. Os interessados devem fazer seu cadastro no site do Instituto Euvaldo Lodi, responsável pela condução do processo de seleção, no endereço http://iel-to.com.br.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento