18/08/2023 às 07h00min - Atualizada em 18/08/2023 às 07h00min

Dirigentes rurais fazem missão técnica em Brasília


 
FAET/Senar e MAPA realizam segunda etapa de capacitação

Como é feita a defesa dos interesses do agro em Brasília, no parlamento brasileiro e em todas as esferas de poder? Com o intuito de responder essa questão o Sistema FAET Senar deu início, nesta quinta, à missão técnica do Programa Capacita Sindicato Rural.

Liderado pelo presidente do Sistema FAET, Paulo Carneiro e pela superintendente do Senar, Rayley Luzza, a comitiva de dirigentes sindicais cumpriu agenda na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e Instituto Pensar Agro (IPA) e também no Congresso Nacional, em Brasília.

Defesa do Agro

Na sede da FPA, os dirigentes sindicais conheceram como a entidade funciona e o apoio que a instituição presta à bancada parlamentar que defende o produtor rural.

A equipe técnica da FPA explicou que uma das missões da Frente é combater a desinformação sobre temas do agro. Um exemplo são as falsas notícias que associam a doenças os inseticidas liberados para uso no Brasil. Informação que foi desmentida com dados fundamentados e seguros.

Atendendo à sugestão de presidentes de sindicatos rurais, a FPA e o IPA se colocaram à disposição para percorrer feiras agropecuárias do Tocantins e participar de ciclos de palestras e debates divulgando as ações da instituição e esclarecendo sobre os assuntos do momento.

O presidente Paulo Carneiro destacou que aproximar os dirigentes sindicais da FPA e conhecer o trabalho dos parlamentares que atuam pelo agro estimula a consciência do setor. “Era um sonho que tinha promover um programa que oferecesse essa oportunidade aos presidentes e dirigentes rurais”, destacou.

Congresso Nacional

À tarde a agenda foi no Congresso Nacional. Na sala de sessões do plenário da Câmara dos Deputados, a comitiva tocantinense assistiu uma palestra sobre “Processo Legislativo”.

“A intenção foi apresentar aos dirigentes como o parlamento funciona, as dinâmicas e negociações que ocorrem no legislativo federal e os trâmites para as matérias de interesse do agro e dos temas em geral”, afirmou Rayley Luzza.

Em seguida, os participantes da missão técnica conheceram as instalações da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. A programação terá sequência com uma imersão na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O programa Capacita Sindicato Rural é uma iniciativa da FAET e Senar em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Governo Federal.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90