30/06/2023 às 17h44min - Atualizada em 30/06/2023 às 17h44min

Planos estratégicos que visam à redução da violência são apresentados durante reunião do Conselho de Segurança Pública do Tocantins


 

As diretrizes e as metas dos Planos Estadual de Segurança Pública (Pesse) e Todos pela Vida foram abordadas durante reunião ordinária do Conselho de Segurança Pública do Tocantins (Conesp/TO), realizada nessa quinta-feira, 29, no Palácio Araguaia. Também foram pautas da reunião, os índices de criminalidade em Palmas e a apresentação do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) referente às ações de fortalecimento escolar, incluindo a melhoria da segurança nas escolas.

O secretário executivo do Conesp, delegado Ricardo Real, apresentou o Pesse e Todos pela Vida, destacando que ambos estão em fase final de diagramação e publicação. “Ambos estão em consonância com o Plano Nacional de Segurança Pública e visam à redução dos índices de violência no Estado. De forma integrada com as demais forças, fizemos o levantamento e o diagnóstico, além disso traçamos metas para o próximo decênio, até promover essa redução dos crimes que causam uma sensação de insegurança para toda a sociedade como homicídios, latrocínios, mortes no trânsito, entre outros”, destacou.

“É importante que a sociedade tocantinense saiba que existe um mapeamento de todos esses índices e que existe planejamento visando à redução. A Secretaria da Segurança Pública e as demais forças de segurança estão empenhadas em um único propósito, que é a promoção da cultura de paz”, destacou o secretário de Estado da Segurança Pública e presidente do Conesp, Wlademir Mota Oliveira.

Sobre os índices de criminalidade, o secretário Wlademir pontuou algumas ações. “As forças de segurança têm dado resposta em todo o Estado, diversas prisões foram realizadas e mais de 100 kg de entorpecentes foram retirados de circulação. Sabemos que, em Palmas, a situação não está dentro da normalidade, as forças têm feito o máximo que podem e, em junho, houve uma queda nos índices em relação a maio”, destacou o secretário.

O coronel Marizon Marques complementou que a Polícia Militar reforçou o policiamento em Palmas. “Temos uma operação em andamento, movimentação de policiais do interior para a capital. Temos reforçado e esse combate passa muito pelo trabalho integrado de todos os órgãos de segurança pública. Acreditamos que vamos superar esse momento difícil. Entendemos que estamos no caminho certo, com enfrentamento e o uso da tecnologias”, complementou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, pontuou que a aproximação das forças de segurança com a população é fundamental para o êxito das ações de combate à violência. “Vivemos um momento de instabilidade com uma curva ascendente em Palmas. A segurança pública é um dever do Estado, mas nós precisamos do envolvimento de toda a sociedade, temos que ouvir sim cada vez mais a nossa comunidade e estamos fazendo esse processo de aproximação. A Polícia Civil tem feito seu papel, aumentando o efetivo nas delegacias que atuam na repressão às drogas e ao crime organizado. Estamos concentrando nossos esforços na redução desses índices e não vamos descansar enquanto esses índices não voltarem à normalidade”, ponderou.

A implantação de Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social (Consegs), em todos os setores da cidade, e o debate público, trabalhando a transversalidade das ações, também foram elencados pelo secretário Wlademir Mota Oliveira.

Profe

A chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Markes Cristiana Oliveira, apresentou o Profe, uma política pública colaborativa entre as redes públicas de ensino do Estado do Tocantins. “O Profe [Programa de Fortalecimento da Educação] veio em um momento de aflição na iminência de violência nas escolas. A educação precisou compreender um outro universo. A partir desse momento, criou o protocolo de segurança e agradecemos muito a parceria com as forças de segurança que nos auxiliaram em todo esse processo. O Programa tem por objetivo olhar a educação como território e colocar o Tocantins nos indicadores nacionais, trabalhando eixos como aprendizagem, educação inclusiva, tecnológica e inovadora, valorização dos profissionais da educação e investimento em infraestrutura”, explicou.

Posse

Durante a reunião, também foi formalizada a posse dos seguintes membros: representando a Polícia Militar, o coronel Marizon Marques; o Tribunal de Justiça, o coronel Jaizon Veras Barbosa; a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o PRF Guilherme Francisco Carvalho Gonçalves; a Associação dos Servidores do Sistema Penal (Assispen), o policial penal Abraão Rezende Valença; a Secretaria da Habitação, o secretário-executivo Wilson Souza Silva; e a Associação de Moradores da 304 Norte, o presidente da associação Mário Pinto.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90