26/08/2019 às 07h49min - Atualizada em 26/08/2019 às 07h49min

Psicanalista dá dicas importantes sobre crise conjugal e como salvar o casamento

Euzimar Nunes - Euzimar Nunes


 
O casamento tem sofrido ataques e muitos destes deles têm ferido e destruído alguns casamentos e famílias.  Aponto questões que têm sido motivos fortes destes conflitos.
 
1. Conflitos culturais – cultura de regiões ou de criação diferente e cultura como conhecimento intelectual. Tanto uma quanto a outra pode gerar conflito entre casais. Aí que reside o grande desafio do casamento, casar as diferenças.
 
2. Conflitos de caráter – é outro grande desafio: unir duas pessoas de caráter muito diferentes. Especialmente quando um dos dois ou os dois têm um caráter doente.. Algumas vezes é preciso um tratamento especializado para que o casamento seja salvo. Um exemplo é a infidelidade que pode caracterizar um problema de caráter e se não for tratado vai acabar o casamento.
 
3. Conflitos de personalidade –como lidar com  diferenças evitando conflitos? Primeiro Partindo do princípio de que é impossível uma pessoa mudar a outra; Segundo, aceitando a outra pessoa com a sua personalidade; Terceiro, procurando mudar quando necessário para melhor me relacionar com o cônjuge; Quarto, evitando viver para o cônjuge, mas viver com ele ou ela; Quinto, buscando a Deus pra endireitar sua personalidade.
 
4. Conflitos de sentimentos –Lembre-se de que cada pessoa ama de um jeito diferente e não significa que ame mais ou que ame menos.  Por mais nobre que seja seu sentimento para com o seu cônjuge, você não pode perder a razão porque está amando, ser racional é possível em qualquer circunstância e ser racional não exclui sentimento.
.
7. Conflitos de interesses – que interesses alimenta o seu casamento? Este é outro grande conflito conjugal – interesses diferentes. Todo casamento precisa casar os interesses senão fica uma luta desigual, um querendo uma coisa e outro querendo outra.
 
Na verdade, os conflitos são frutos da diversidade, mas como seres inteligentes que somos todos os conflitos podem ser resolvidos e o casamento salvo.
 
Euzimar Nunes-pastor da Primeira Igreja Batista em Araguaína, conferencista e psicanalista.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento