16/08/2019 às 08h24min - Atualizada em 16/08/2019 às 08h24min

Psicanalista e pastor oriente sobre como evitar conflitos conjugais- parte 1

Euzimar Nunes - Euzimar Nunes

O casamento tem sofrido muitos ataques e muitos delestêm ferido e destruído casamentos e famílias. Sem querer achar culpados, mas  encontrar saídas para um relacionamento mais saudável, vamos falar sobre conflitos do dia a dia dos casais.
 
I. Primeiro conflito é o financeiro – Há casais que não casam a vida financeira, isto é, cada um cuida do seu dinheiro, muitas vezes causando uma competição, desconfiança, insegurança, endividamento, e muitas brigas. Agora pense comigo dentro da visão de um casamento onde os dois eliminam o “meu”, “teu” e colocam o “nosso” – somando a receita do marido com a receita da esposa, totalizando agora a receita da família. Depois se somar a receita e transformá-la na receita da família.
 
II. O segundo conflito está na comunicação – não falta comunicação, mas falta comunicação correta. O casal precisa se comunicar de forma correta, e a comunicação correta obedece alguns critérios, como:
1. Um fala e o outro escuta, fale olhando para a pessoa com quem você está falando e peça que ela olhe pra você;  fale baixo, pois quanto mais você grita, menos você é ouvido; respeite a opinião da outra pessoa mesmo que você não concorde com ela; seja claro no que você quer dizer, evite falar por código; evite falar dos erros da outra pessoa, fale dos seus sentimentos;
  
II. O terceiro conflito é na criação dos filhos – Criar filhos é um grande desafio. Muitos casais tem tido conflitos porque cada um tem um jeito diferente de educar e não consegue chegar a um consenso.
1. Nunca discordem um do outro quanto à educação dos filhos na frente deles; se houver dúvida sobre o que fazer, converse só o casal antes de conversar com os filhos; imponha os limites necessários usando a disciplina preventiva, se necessário use a disciplina corretiva; se falhar as duas primeiras, use a disciplina punitiva; Procure ser presente na vida dos seus filhos e nunca troque sua presença por presentes; Seja exemplo – evite um discurso diferente da prática, ame seus filhos.

Euzimar Nunes -psicanalista e pastor da Primeira Igreja Batista de Araguaína, palestrante nas áreas de ética, educação,familiar, aconselhamento.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento